Foto falsa coloca Dilma ao lado de Fidel Castro na Revolução Cubana
Em meio à disputa eleitoral, uma foto que circula pelos aplicativos de mensagem mostra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), atual candidata ao Senado por Minas Gerais, ao lado do ex-comandante cubano Fidel Castro, morto em 2016.
A imagem em preto e branco revela Dilma jovem acenando ao lado de Castro, também jovem, com a bandeira de Cuba ao fundo. O crédito da foto se dá a um suposto RLippi.
Diferentes versões e comentários acompanham a foto pelas redes sociais. Uma delas, enviada via WhatsApp, afirma que esta é a prova que “desde jovem, a ex-presidente apoia regimes assassinos e se aproveita do luxo que o comunismo nega aos mais pobres”.
Outra versão diz que esta foto seria a comemoração da Revolução Cubana, em janeiro de 1959, quando o grupo revolucionário liderado por Fidel Castro depôs o presidente Fulgêncio Batista. Dilma, diz a mensagem, estaria participando da festa em Cuba.
FALSO: Imagem de Dilma com Fidel é montagem
A imagem é mais uma montagem que circula pela internet. Apesar de Dilma já ter estado com Fidel Castro, não foi na ocasião que a foto mostra e nem na Revolução Cubana, quando a ex-presidente ainda era uma criança.
A foto também não foi tirada em Cuba. Ela é, na verdade, um registro de John Duprey, do jornal “NY Daily News”, da visita de Fidel Castro a Nova York em abril de 1959, quatro meses após a Revolução Cubana.
Castro visitou a maior cidade dos Estados Unidos duas vezes antes do governo norte-americano cortar todas as relações com o país latino, em 1961: uma em abril de 1959, para celebrar o resultado da revolução, e outra em setembro de 1960, quando discursou na ONU (Organização das Nações Unidas).
A foto foi tirada nesta primeira visita. A reportagem não identificou quem é a mulher que teve o rosto substituído pelo de Dilma, mas, na ocasião, Castro se encontrava com diretores de grandes universidades do país. Ao lado direito dela, vê-se Grayson Kirk, falecido presidente da Columbia University.
Na época em que a foto foi tirada, a ex-presidente tinha apenas 11 anos, morava em Minas Gerais e ainda não havia se envolvido com o movimento estudantil.
Procurada pelo UOL, a campanha de Dilma Rousseff confirmou que a imagem é forjada, assim como as informações que a acompanham. "Em 1959, Dilma tinha 11 anos de idade. A hipótese de uma foto dela com Fidel Castro nessa época é nula", afirma assessoria da ex-presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.