Plano de saúde dos servidores públicos da Bahia não será privatizado
Em meio ao debate sobre corte de gastos públicos, uma mensagem circula nas redes sociais com a informação de que o Planserv (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia), responsável pelo plano de saúde dos funcionários do estado, será privatizado.
"Soube agora, de fonte fidedigna, que o Planserv já não existe, foi terceirizado pela Qualicorp. Rui Costa [governador da Bahia] nega, porque a reação foi grande quando das primeiras divulgações e está tudo por baixo do pano para ele não perder voto", afirma o texto que circula pelo WhatsApp desde o início do mês.
Uma suposta publicação do Diário Oficial da Bahia começou a circular pelas redes sociais. "Fica instituída a substituição do Planserv pelo Qualicorp, com o objetivo de tomar medidas necessárias de aperfeiçoamento da prestação desse serviço para funcionários públicos, ativos ou inativos", diz o suposto comunicado.
FALSO: Planserv não será privatizado
O texto sobre a privatização do plano de saúde dos servidores baianos é falso e antigo. O UOL identificou que diferentes versões da mensagem circulam nas redes sociais desde o final do ano passado. A partir do final de agosto, no entanto, surgiu o suposto comunicado do Diário Oficial.
O Governo da Bahia negou a informação. Ao UOL, a Saeb (Secretaria de Administração do Estado da Bahia), responsável pelo Planserv, afirmou que não há a intenção ou planejamento de privatizar o sistema de assistência "de forma alguma".
Procurada pelo UOL, a Qualicorp, administradora de planos de saúde particular apontada pela mensagem como nova responsável pelos servidores da Bahia, informou que "não possui qualquer relação com os fatos mencionados".
Em seu site oficial, o Planserv também desmentiu o boato. "O Planserv tem sido alvo constante de notícias falsas, que tentam confundir e preocupar seus beneficiários. É preciso ficar atento: o plano de saúde dos servidores estaduais não foi privatizado", declarou o órgão. "Ao contrário, o governo, gestor do Planserv, vem investindo na modernização da assistência."
Para os servidores que tiverem alguma dúvida, o órgão pede que entrem em contato com a Central de Relacionamento 24h.
FALSO: Página que circula pelas redes sociais é montagem
A mensagem não só é um boato como a imagem do diário oficial é uma montagem. Ao acessar a página 37 do Diário Oficial do dia 30 de agosto, disponível para consulta na internet, é possível ver que há um conteúdo diferente do apresentado na imagem que circula pelo Facebook.
Além disso, a Diretoria Geral do DOE publicou um comunicado oficial no último dia 31 em que desmente a informação.
"Foi veiculada nas mídias sociais, no dia de ontem (30/08), uma versão falsa do Diário Oficial do Estado da Bahia, comunicando uma suposta privatização do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv)”, afirma o texto.
A nota informa ainda que a Empresa Gráfica da Bahia, responsável pela impressão do Diário Oficial, já acionou a Polícia Civil sobre o caso. "Dessa forma, reivindica-se a investigação do fato e busca-se a consequente penalização dos responsáveis pela fabricação e divulgação de mentiras em página falsificada da publicação", conclui a diretoria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.