Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

Foto de Beatriz Segall é usada em notícia falsa de ataque a fã de Bolsonaro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2018 14h24

Uma imagem, que começou a circular no último fim de semana pelas redes sociais, exibe a foto de uma mulher apontada como mais uma suposta vítima de brigas políticas durante as eleições deste ano.

"Esta senhora foi agredida por petistas na rua quando gritou Bolsonaro", diz a legenda da foto, em caixa alta. Na imagem, aparece uma mulher com os dois olhos roxos.

FALSO: Foto é de atriz já falecida

A foto não é de uma senhora agredida durante uma briga política. Na verdade, a imagem não é nem de alguém que poderia participar do debate político em outubro de 2018: a mulher na foto é a atriz Beatriz Segall, morta no dia 5 de setembro deste ano.

A imagem não é montagem, mas também não tem qualquer ligação com nenhum tipo de briga. A foto foi feita em julho de 2013, quando a atriz, então com 86 anos, tropeçou em um buraco na calçada, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.

Beatriz Segall bateu o rosto no chão e feriu o olho, além de ralar os joelhos e imobilizar um dedo da mão. "A cidade do Rio de Janeiro está abandonada, muito suja", declarou a atriz, ao UOL, na ocasião.

A imagem trouxe tanta repercussão que a atriz recebeu, na época, uma ligação do então prefeito da cidade, Eduardo Paes (na época, do MDB), atual candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo DEM, pedindo desculpas pelo incidente.

"Ele disse que estava aborrecido e que está atento aos buracos", disse a atriz ao UOL. "Espero que o meu caso chame atenção para essa situação. Há inúmeras pessoas que quebram a bacia, a perna e caem todos os dias nas ruas. A culpa é das prefeituras, que não fiscalizam, e dos donos dos prédios, que não têm consciência e não fazem nada."

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere