Cesar Cielo não acusou o ex-presidente Lula de o ter ameaçado
Voltou a circular pelas redes sociais uma suposta mensagem atribuída ao nadador Cesar Cielo acusando o ex-presidente Lula de o ter ameaçado depois do Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando ele ganhou medalha de ouro.
Quando me tornei campeão olímpico e me neguei a ir à cerimônia no Palácio do Planalto pedir a bênção e fazer propaganda do presidente da República como fizeram os outros atletas, tive problema com o presidente Lula. Fui ameaçado pelo presidente Lula, dele suspender o patrocínio que eu recebia dos Correios. Ele vivia telefonando para os meus pais e não os deixava trabalhar sossegados. Fiquei muito nervoso e devido a tudo isso treinei mal durante uns tempos.
A imagem compartilhada com o texto, que tem a foto do nadador, diz querer mostrar "o autoritarismo do governo Lula e do PT".
FALSO: Cesar Cielo não acusou Lula de o ter ameaçado
A mensagem é antiga e deturpa uma crítica feita pelo nadador à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) após os Jogos Olímpicos de Pequim. O UOL não encontrou qualquer denúncia pública feita por Cielo contra Lula.
Em setembro de 2008, o nadador deu uma entrevista em que dizia não associar sua conquista na Olimpíada à CBDA, "porque a Confederação pouco teve a ver com ela".
A entrevista, em que ele dizia que "eles vão ter que me aguentar", foi amplamente noticiada pela imprensa brasileira na época, entre eles o jornal "O Estado de S.Paulo", citado na mensagem como fonte da acusação de Cielo contra Lula. O nome do ex-presidente, no entanto, não é mencionado.
Já a reportagem publicada pelo UOL explica a história do nadador não ter ido a um evento com o ex-presidente. Segundo o próprio Cielo, ele não foi à Brasília porque treinava nos Estados Unidos. Não há menção a "pedir a bênção" ou qualquer acusação contra Lula.
"Na época o Coaracy [Nunes, então presidente da CBDA] ficou ligando para os meus pais e queria que eu largasse tudo para ir ao evento", reclamou o nadador.
Mensagem usa datas erradas
Além disso, a corrente ainda confunde as datas. O texto que pertenceria a Cielo diz que ele se recusou a ir ao Palácio do Planalto após sagrar-se campeão olímpico quando, na verdade, o evento aconteceu no momento de renovação do patrocínio dos Correios, antes dos Jogos. O nadador não foi, aliás, porque estava treinando para esta competição.
Dada a repercussão das declarações, Cielo se retratou no dia seguinte, após uma reunião com Coaracy. "Vi que em vários pontos eu estava errado", afirmou o nadador. Mais uma vez, não há menções a Lula.
Durante a apuração, a reportagem encontrou a mesma mensagem sendo reproduzida desde 2010, em diferentes momentos e contextos.
O UOL procurou o nadador por meio de assessoria, mas não teve as perguntas respondidas até o fechamento da matéria.
À reportagem, a assessoria do ex-presidente Lula afirmou que a ameaça não procede. "É preciso investigar os grupos que espalham mentiras na internet, que pautam sua atuação política pela disseminação de fake news", declarou a equipe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.