Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Foto adulterada vira imagem falsa de Lula sendo perseguido na ditadura

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

02/08/2019 04h01

Está circulando pelas redes sociais a foto de um homem, que seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caindo no chão ao ser perseguido por dois policiais armados. A imagem seria do período da ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985.

Em cima da imagem está escrito "Militares botando Lula para correr desde 1964" e "Essa foto não tem preço".

FALSO: Lula não militava na época em que foto foi tirada

Não é o ex-presidente Lula que aparece na imagem disseminada nas redes sociais. A fotografia original, feita pelo fotógrafo Evandro Teixeira, que na época trabalhava no Jornal do Brasil, mostra um estudante de medicina que se manifestava contra o regime militar, na região da Cinelândia, Rio de Janeiro.

Tirada em 21 de junho de 1968, na chamada sexta-feira sangrenta, a foto ficou bastante conhecida como registro da repressão.

Movimento estudantil de 1968; repressão; ditadura militar; protestos; foto histórica de Evandro Teixeira - Evandro Teixeira/CDoc JB/Folhapress - Evandro Teixeira/CDoc JB/Folhapress
Foto original mostra policiais acossando manifestante durante protesto em 1968.
Imagem: Evandro Teixeira/CDoc JB/Folhapress

"Não é Lula nessa foto, reforçaram a barba, fizeram alteração de cor. E nem poderia ser Lula, porque ele só começou mesmo na militância política na década de 70", informou o assessor de imprensa do ex-presidente.

Na biografia encontrada no site do Instituto Lula, consta a informação de que em 1969 ele ocupou o primeiro cargo, como suplente, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.