Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Sala que Lula usa na PF em Curitiba não é "gabinete exclusivo"

Arte UOL/Reprodução
Imagem: Arte UOL/Reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2019 04h02

Resumo da notícia

  • Foto mostra Lula em uma sala de visitas na sede da PF em Curitiba
  • Sala também é usada para as entrevistas concedidas pelo ex-presidente
  • Publicações em redes sociais diziam que uso da sala era "regalia" a Lula

Uma mensagem que circula pelas redes sociais denuncia uma suposta regalia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em Curitiba. Segundo a publicação, ele teria um gabinete próprio na sede da PF (Polícia Federal).

Novidade da pior espécie. O STF (Supremo Tribunal Federal) liberou um 'gabinete' dentro da PF para o presidiário poder despachar. Parem o Brasil, pois eu quero descer.

Junto ao texto há uma foto de Lula acompanhado de cinco pessoas. Até o fechamento da matéria, a publicação de 18 de setembro já tinha mais de 30 mil compartilhamentos e duas mil reações no Facebook.

FALSO: Foto mostra sala de visitas da PF

Não se trata do gabinete de Lula, mas de uma sala de visitas da sede Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso. Este é o local em que o ex-presidente realiza encontros e dá entrevistas com autorização da Justiça.

A foto retrata uma reunião entre Lula e seus dois advogados de um lado da mesa, e três membros do CNDH (Conselho Nacional dos Direitos Humanos), do outro. De acordo com a assessoria de comunicação do ex-presidente, o encontro aconteceu no dia 17 de setembro deste ano e foi autorizado pela 12ª Vara Federal de Curitiba.

Na época, a reunião foi registrada pela Folha de S.Paulo. Segundo declarações dos representantes ao jornal, o objetivo do encontro era apurar possíveis violações em processos da Operação Lava Jato.

O CNDH confirmou a informação ao UOL. "Nós fomos recebidos em uma sala regular da Polícia Federal onde Lula concedeu entrevistas anteriormente. Não se trata de um gabinete. Essa sala, inclusive, não é localizada próxima à cela do ex-presidente, que vistoriamos após a escuta", afirmou Leandro Pinho, presidente do conselho, por meio de nota.

Ao UOL, o STF afirmou que não houve qualquer decisão sobre liberação de um gabinete para Lula. A assessoria de comunicação da Polícia Federal, em Brasília, que não comenta fake news, também disse desconhecer a existência de qualquer sala do tipo.

Lula acena para Marta e diz querer ser a 'Fernanda Montenegro de Ciro'

UOL Notícias

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.