Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falsa postagem que diz ter digitado número de Carluxo e dado inexistente

Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

Douglas Maia

Colaboração para o UOL, em Curitiba

15/11/2020 20h15Atualizada em 15/11/2020 22h17

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) disse hoje ser falsa uma denúncia publicada em redes sociais de que o número do candidato a vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) não estaria sendo mostrado em uma seção eleitoral da capital fluminense. Fiscais eleitorais investigaram o caso.

Publicada no Twitter, a falsa história menciona o filho do presidente e afirma: "Votei agora no Colégio Santos Anjos. Zona 007, seção 435 e 443. Ao digitar seu número, a urna informou que era candidato INEXISTENTE. Tivemos que chamar mesário e somente na quarta digitação do seu número apareceu a sua foto e a opção de confirmar o voto".

Postagem falsa sobre Carlos Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Postagem falsa sobre Carlos Bolsonaro
Imagem: Reprodução

A publicação foi republicada por diversos políticos e apoiadores do candidato e já soma cerca de 1.500 retuítes. Mas é mentirosa.

Os fiscais investigaram a denúncia de falha das urnas. Eles constataram problemas em apenas um dos aparelhos, que, segundo nota do TRE-RJ, aconteceram "em razão de uma eleitora ter digitado várias vezes o número errado do candidato".

O desfecho do caso, segundo a nota do tribunal, é que "essa pessoa pediu então ajuda aos mesários, que indicaram a ela o número correto". "A eleitora então conseguiu votar normalmente, reconhecendo o equívoco publicamente."

A ata da seção feita pelos mesários registrou a denúncia e a presença dos fiscais. No documento oficial, também constam que o boletim da urna "contém o nome do candidato e votos computados normalmente."

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.