Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Susana Vieira não declarou apoio a Bolsonaro; atriz já criticou governo

25.out.2021 - Post traz alegação falsa de que a atriz Susana Vieira declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
25.out.2021 - Post traz alegação falsa de que a atriz Susana Vieira declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Leticia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

26/10/2021 13h44Atualizada em 26/10/2021 13h47

Não é verdade que a atriz Susana Vieira declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como diz um post que teve milhares de compartilhamentos no Facebook nos últimos dias. Em pelo menos duas falas públicas anteriores à publicação, a atriz criticou o atual governo.

O post com a alegação falsa sobre Susana Vieira foi publicado em um grupo público pró-Bolsonaro na quarta (20), e tinha mais de 13 mil compartilhamentos até o fim da manhã de hoje.

Em maio deste ano, em entrevista ao jornal O Globo, a atriz foi perguntada se apoiava o governo Bolsonaro e declarou que não aprovava "nada do governo de agora."

Em nova conversa com a publicação, em setembro, Susana foi questionada sobre sua avaliação do governo Bolsonaro e respondeu: "Não posso ser a favor de qualquer governo que seja pró-armas, uma coisa que detesto." Em fevereiro, o presidente publicou decretos para facilitar o acesso a armas, e a legalidade das medidas está em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

A publicação feita no grupo pró-Bolsonaro é um compartilhamento de um outro post, datado de 15 de outubro de 2018, que faz referência a um áudio atribuído a Susana Vieira no qual uma mulher questiona críticas feitas ao então candidato a presidente.

Procurada pelo UOL Confere, a assessoria de imprensa da atriz não confirmou a veracidade do áudio, nem informou se ela declarou apoio a Bolsonaro nas eleições de 2018.

Na quinta (21), sem citar diretamente o post do grupo pró-Bolsonaro, Susana Vieira reclamou em seu Instagram de notícias falsas envolvendo seu nome.

"Não acreditem em tudo que está na Internet... Recebi várias mensagens sobre declarações minhas no Facebook que eu nem tenho, que eu NUNCA falei e que eu NÃO concordo, inclusive!!! Estejam atentos! Fake News existem e são repassadas como verdade! Que absurdo!!!", publicou a atriz nos Stories.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.