Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Site usa vídeo de Lula em 2020 para dizer que petista não será candidato

3.nov.2021 - Post no Twitter contendo link para o site Jornal da Cidade Online que mente sobre data de entrevista de Lula ao UOL para afirmar que petista não será candidato em 2022 - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter Jornal da Cidade Online
3.nov.2021 - Post no Twitter contendo link para o site Jornal da Cidade Online que mente sobre data de entrevista de Lula ao UOL para afirmar que petista não será candidato em 2022 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter Jornal da Cidade Online

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 18h23Atualizada em 04/11/2021 14h48

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista ao UOL nesta semana na qual disse que não será candidato nas eleições de 2022, como diz texto publicado hoje por um site que apoia o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) — que deve enfrentar o petista nas urnas no ano que vem.

Na tentativa de sustentar a informação errada, o site Jornal da Cidade Online tirou de contexto um trecho de uma entrevista concedida por Lula ao colunista Leonardo Sakamoto em 30 de abril de 2020. Naquela data, o petista disse: "Se eu tiver juízo, tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral."

Apesar de a entrevista ter sido feita há mais de um ano, o Jornal da Cidade Online publicou que Lula deu a declaração "esta semana", o que é falso.

Desde a entrevista de abril do ano passado, o petista já deu diversas declarações públicas que indicam para uma candidatura sua à presidência em 2022.

Em nova entrevista ao UOL, em fevereiro deste ano, Lula disse ao colunista Kennedy Alencar que não precisava ser candidato em 2022, mas que estava "à disposição" para concorrer se fosse necessário para derrotar o "bolsonarismo".

Em junho, em entrevista à rede Meio Norte, do Piauí, o ex-presidente disse que será candidato "se for necessário para tirar Bolsonaro" da presidência.

Em setembro, Lula disse à rádio Vitoriosa, de Minas Gerais, que quer "estar muito bem ano que vem", e que se cuidaria mesmo que não fosse candidato.

A publicação falsa foi feita no mesmo dia da divulgação de pesquisa Ipespe que mostrou Lula à frente de outros pré-candidatos a presidente nas intenções de voto para as eleições de 2022, inclusive Bolsonaro. Segundo o levantamento, o petista venceria em todos os cenários de segundo turno.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.