É falso que Lewis Hamilton tenha elogiado Bolsonaro para o New York Times
É falso que o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton tenha elogiado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em entrevista ao jornal americano The New York Times, como dizem posts com centenas de compartilhamentos no Twitter e no Facebook. As publicações checadas foram feitas depois da vitória de Hamilton no Grande Prêmio de São Paulo, no domingo (14).
Não há qualquer registro de que a frase "Sempre disputei corridas no Brasil e nunca vi o povo tão feliz quanto no governo Bolsonaro", atribuída nos posts a Hamilton, tenha sido dita pelo piloto, nem que tenha sido publicada pelo New York Times.
Uma pesquisa pelos termos "Lewis Hamilton" e "Bolsonaro" nas reportagens do New York Times não mostrou nenhum resultado que coincida com o que está nos posts falsos. A última matéria do jornal americano que cita o piloto saiu no dia 29 de outubro, e fala dos preparativos para o Grande Prêmio de Miami em 2022. Não há reportagens do New York Times sobre a corrida em São Paulo.
Os posts com a frase inventada também dizem que a declaração atribuída a Hamilton foi feita em frente ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), possível adversário de Bolsonaro nas eleições para presidente em 2022. Entre 2019 e 2020, os dois políticos travaram uma disputa pelo local da etapa brasileira da Fórmula 1 — Doria queria manter a corrida em São Paulo, enquanto Bolsonaro tentava levar o evento para o Rio.
Além de não haver qualquer registro de um suposto apoio de Hamilton ao presidente brasileiro, o piloto já se posicionou publicamente de forma crítica ao governo Bolsonaro. Em maio, Hamilton postou em seu Instagram um vídeo de um protesto contra Bolsonaro em São Paulo com a legenda: "Meu coração está com você, Brasil".
Também é falso que, após a vitória no Brasil, o piloto tenha homenageado o presidente, como sugere vídeo publicado no TikTok. O post mostra Hamilton com a bandeira do Brasil, no pódio de Interlagos com a frase: "Hamilton, melhor piloto de Fórmula 1, faz homenagem ao presidente Bolsonaro". O vídeo, que não mostra qualquer homenagem a Bolsonaro, teve mais de 2.500 compartilhamentos e 300 mil visualizações.
Não é a primeira vez que páginas bolsonaristas atribuem falas mentirosas de apoio ao presidente a atletas estrangeiros. Há cerca de duas semanas, o projeto Comprova, do qual o UOL faz parte, mostrou serem inventadas as supostas declarações dos jogadores Mohamed Salah, do Liverpool, e Ciro Immobile, da Lazio, enaltecendo Bolsonaro.
O post com a falsa declaração de Hamilton também foi checado por Estadão Verifica, Boatos.org e Lupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.