Posts distorcem enquete para atacar pesquisas de intenção de voto para 2022
Posts publicados desde a semana passada no Facebook tratam de forma distorcida uma enquete com resultado favorável ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para atacar a credibilidade de pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2022 que mostraram vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A participação em enquetes é espontânea, sem definição de uma amostra de entrevistados que reflita a composição do eleitorado. Desta forma, em uma enquete, um grupo pode ter uma representação exagerada em relação à proporção que ele de fato tem na sociedade.
As pesquisas de intenção de voto, por sua vez, usam métodos estatísticos para selecionar um grupo de pessoas proporcional à população brasileira, de forma que a opinião dos diferentes segmentos da sociedade esteja representada nos resultados. Na época de campanha, as pesquisas precisam cumprir uma série de requisitos determinados pela Justiça Eleitoral, que incluem a divulgação de:
- Metodologia
- Período de realização
- Nome do estatístico responsável
- Onde foi realizado o levantamento
- Gastos realizados
- Questionário aplicado
- Registro no site do TSE
O link da enquete compartilhada inclusive alerta que este tipo de levantamento não é igual a uma pesquisa. Apesar do aviso, o link circulava em grupos de apoio a Bolsonaro acompanhado de um texto que busca tirar a credibilidade de empresas de pesquisa ("Se você não acredita no IBOPE e DATAFOLHA, entre e vote").
O post que obteve mais interações com este texto, feito na sexta (3) em um grupo pró-Bolsonaro, tinha sido compartilhado quase mil vezes até a tarde de hoje (6) e recebido mais de 2 mil comentários.
Pesquisas mostram vantagem de Lula
Na última pesquisa Datafolha, em setembro, Lula estava à frente de Bolsonaro. O mesmo ocorreu na mais recente pesquisa do Ipec, criado por ex-integrantes do Ibope Inteligência, feita também em setembro. Pesquisas mais recentes feitas por outras empresas, como Atlas Político, PoderData, Futura Inteligência, Paraná Pesquisas e Ideia, também mostraram vantagem de Lula sobre Bolsonaro.
Já na enquete divulgada no Facebook, Bolsonaro aparecia na frente, seguido por Sergio Moro (Podemos) e Lula. Por meio da ferramenta de monitoramento Crowdtangle, foi possível ver que o link da enquete foi publicado pelo menos 125 vezes em grupos públicos de apoio a Bolsonaro desde o começo do mês. O link também foi postado em grupos pró-Moro ou pró-Lula, mas as publicações nesse grupos, somadas, não passavam de 40 até o fim da tarde de hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.