Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de fila para comprar camiseta de Bolsonaro é de 2018

7.fev.2022 - Post no Twitter do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) distorce contexto de vídeo de fila para comprar camisas com imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL); gravação é de 2018 - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @bibonunes1
7.fev.2022 - Post no Twitter do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) distorce contexto de vídeo de fila para comprar camisas com imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL); gravação é de 2018 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @bibonunes1

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 15h54

Um vídeo antigo, da época da campanha eleitoral de 2018, foi publicado em perfis do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) nas redes sociais ontem (6) como se fosse atual, distorcendo o contexto original do conteúdo. A gravação mostra uma fila em São Paulo para comprar camisetas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Fila quilométrica para comprar camisa de Bolsonaro, em São Paulo. Chorem, urubus de plantão", dizem os posts feitos no Twitter, Facebook e Instagram.

O UOL Confere encontrou dois links com o vídeo publicados no Facebook e no YouTube no fim de setembro de 2018, o que mostra que a gravação não é recente.

O mesmo vídeo circulou de forma enganosa há alguns meses, como se fosse uma mobilização para os atos ocorridos em 7 de setembro do ano passado. Estadão Verifica e Agência Lupa publicaram checagens na época.

Hoje de manhã, o perfil da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) no Twitter também postou o vídeo. Cerca de meia hora depois, houve nova publicação dizendo que "o vídeo parece ser de 2018". Ontem, o vídeo foi publicado nos perfis da parlamentar no Facebook e no Instagram com uma outra legenda ("Neste ano não será diferente") que fazia referência ao fato de que a gravação não é atual.

No Twitter, apoiadores do presidente inclusive fizeram posts dizendo que o vídeo era antigo. Outros, no entanto, usaram a gravação para criticar pesquisas de intenção de voto, como se a gravação fosse suficiente para representar a preferência dos eleitores. Tais pesquisas, no entanto, seguem uma série de critérios para que reflitam a composição do eleitorado brasileiro — como já foi explicado pelo UOL Confere.

Os ataques às pesquisas de intenção de voto ocorrem no momento em que as mais recentes mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, à frente de Bolsonaro. Com algumas diferenças nos percentuais, este panorama se repetiu nas pesquisas feitas este ano por PoderData, Paraná Pesquisas, Ipespe/XP, Modalmais/Futura Inteligência e Exame/Ideia.

Veja dicas para não cair em fake news

O UOL Confere fez um vídeo com cinco dicas para você não cair em fake news. Uma delas é justamente verificar a data do conteúdo. Veja todas elas:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.