É falso que Bolsonaro disse que 'vai morrer muita gente' se Lula for eleito
É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha dito ao jornal O Estado de S. Paulo que, "se insistirem" na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "vai morrer muita gente", como dizem posts encontrados nas redes sociais hoje (6). Não há qualquer registro de que Bolsonaro tenha dado tal declaração.
"'Para mim e para os que me apoiam é e será inaceitável a esquerda e Lula no governo do Brasil! Se insistirem vai morrer muita gente!'. Esta ameaça de Bolsonaro foi registrada pelo jornal Estadão e deve ser compartilhada o máximo de vezes possível", diz o post com as informações falsas, que circulou em perfis e grupos de apoio ao petista.
Não há qualquer registro de que o presidente tenha dito tal frase ao Estado de S. Paulo. O jornal mantém uma página com notícias sobre Bolsonaro, onde não há nenhuma reportagem em que consta a declaração veiculada nos posts falsos.
Também não há registros de que o presidente tenha se manifestado desta forma em qualquer outra circunstância. Uma busca no Google pela frase atribuída a Bolsonaro não mostra nenhum resultado, a não ser as checagens já feitas por Lupa e Boatos.org.
O post falso atribui a uma pessoa pública uma declaração alarmista e mente sobre a suposta fonte da frase. O conteúdo também não diz quando a declaração teria sido dada, nem oferece um link para uma notícia que poderia servir como origem da informação. Além disso, o post inclui um pedido para que seja compartilhado "o máximo de vezes possível". Todos estes elementos são comuns em conteúdos falsos (veja abaixo um vídeo com dicas para reconhecer e não cair em fake news).
Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás de Lula. Pesquisa Ipespe divulgada hoje mostrou o petista com 44%, contra 30% do presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.