Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mostra abordagem a torcedores, não 'saqueadores' de supermercados

7.abr.2022 - Vídeo mostra abordagem policial a torcedores do Sport, não pessoas que estariam a caminho de Fortaleza para saquear supermercados - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @renzograciebjj
7.abr.2022 - Vídeo mostra abordagem policial a torcedores do Sport, não pessoas que estariam a caminho de Fortaleza para saquear supermercados Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter @renzograciebjj

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

07/04/2022 18h20Atualizada em 07/04/2022 18h22

Um vídeo de uma abordagem policial no Ceará foi compartilhado nas redes sociais esta semana como se mostrasse a prisão de pessoas que supostamente iriam saquear supermercados em Fortaleza, o que é falso. A Polícia Militar cearense confirmou que as imagens mostram a revista de torcedores do Sport que estavam a caminho de Fortaleza para a final da Copa do Nordeste.

"Foram presos a caminho de Fortaleza para realizarem saques nos supermercados, mas foram interceptados pelo batalhão da PM a tempo de evitar o vandalismo. Lula ordenou os acéfalos que para levar o caos ao país e colocar culpa em Bolsonaro. E os Fdp com camisa amarela", dizem os posts.

Em nota enviada ao UOL Confere, a Polícia Militar do Ceará disse que "o vídeo é de uma abordagem realizada a torcedores do Sport Club do Recife que estavam em deslocamento para Fortaleza, onde o clube disputou a final da Copa do Nordeste, partida disputada em Fortaleza no último domingo (03)."

Ainda segundo a polícia, "os torcedores foram vistoriados e escoltados até o local do jogo. Nada de ilícito foi encontrado. O procedimento é realizado para garantir a segurança, evitar tumultos e confrontos entre as torcidas."

Na segunda (4), a Torcida Jovem do Sport fez um post no Facebook com uma foto da mesma abordagem. A torcida diz que a polícia a abordou em Aracati, cidade cearense a cerca de 150 km de Fortaleza, onde foram "revistados com respeito e posteriormente levados ao estádio."

Veja no vídeo abaixo 5 dicas para não cair em fake news

O post com a alegação falsa foi feito dias depois de movimentos sociais terem feito protestos em supermercados em vários estados brasileiros contra a alta nos preços dos alimentos. A manifestação em São Paulo também foi alvo de uma falsa acusação de saques.

Um dos posts com o conteúdo checado foi publicado na terça (5) pelo lutador Renzo Gracie em seu Twitter. No fim da tarde desta quinta (7), a publicação tinha sido compartilhada quase duas mil vezes. Um dos retweets foi feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos, Aos Fatos e Lupa.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.