Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Daniela Mercury disse que Jesus era gay; vídeo foi editado

12.abr.2022 - Daniela Mercury não disse que Jesus Cristo é gay; vídeo foi editado para mudar significado da fala da cantora - Reprodução / TikTok
12.abr.2022 - Daniela Mercury não disse que Jesus Cristo é gay; vídeo foi editado para mudar significado da fala da cantora Imagem: Reprodução / TikTok

Rayanne Albuquerque

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 12h43Atualizada em 12/04/2022 12h43

É falso que a cantora Daniela Mercury declarou que Jesus Cristo é gay, como dizem posts nas redes sociais. A filmagem sem os cortes prova que a artista não usou os termos para se referir a Jesus durante um show no FIG (Festival de Inverno de Garanhuns), em Pernambuco, em julho de 2018. O vídeo que circula na internet foi editado para mudar o significado da fala da cantora.

Posts que acompanham a gravação manipulada dizem: "Daniela Mercury ataca Jesus Cristo e em show dispara: 'Jesus era bicha, gay, muito viado sim'."

Naquele show, Daniela comentava sobre o cancelamento da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", que seria montada no FIG daquele ano e tinha a atriz transgênera Renata Carvalho interpretando Jesus. A cantora narrava uma conversa que teve com Renata por telefone, momentos antes de subir no palco. "Falei com ela agora no telefone, Renata Carvalho, ela está muito magoada. Ela falou comigo agora com a voz embargada. É maldade. Ela é Jesus Cristo, sim", disse.

Na sequência, a cantora complementou: "Eu sou gay, eu sou lésbica, e daí?". Em seguida, ela pediu para que sua banda tocasse a música "Tempo Perdido", da Legião Urbana.

"Eu tô precisando muito de um rock, eu tô precisando muito da alma de Raul Seixas comigo aqui. Eu tô precisando muito de gente que não é careta", disse. "Meu amigo Renato Russo [vocalista da Legião Urbana] era gay, muito bicha, muito veado, sim."

Veja abaixo o vídeo com a íntegra da fala de Daniela Mercury sobre o assunto naquele show:

Associação com Lula

Os posts que deturpam a fala de Daniela associam o que a cantora disse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material inclui um segundo vídeo, em que a cantora aparece dançando ao lado de Lula e outros artistas. Neste outro trecho, a frase "Me diga com quem tu andas, que te direis quem és. Velhos conhecidos! Ninguém vai na onda" aparece sobreposta na parte superior da imagem. Daniela e Lula dançaram juntos no dia em que o pré-candidato à Presidência da República visitou a cantora em casa, no começo de abril.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a compartilhar o material falso, mas deletou a postagem. Daniela Mercury vai processá-lo por crime contra a honra, noticiou Splash, a plataforma de entretenimento do UOL.

Este mesmo conteúdo também foi checado por Lupa, AFP, Estadão Verifica e Boatos.org.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.