Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É montagem foto de Gustavo Petro ao lado de Pablo Escobar

É montagem foto de Gustavo Petro ao lado de Pablo Escobar - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
É montagem foto de Gustavo Petro ao lado de Pablo Escobar Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Letícia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 14h50

É falsa a foto que mostra Gustavo Petro, presidente recém-eleito na Colômbia, ao lado do traficante colombiano Pablo Escobar. A imagem original era de Escobar ao lado de outras pessoas e o rosto de Petro foi inserido digitalmente na fotografia, que havia, originalmente, sido registrada em 1994.

O conteúdo enganoso, que começou a ser compartilhado nesta quarta-feira (22), teve mais de mil compartilhamentos no Facebook e no Twitter. "Gustavo Petro, traficante e ex-terrorista, recém eleito Presidente da Colômbia, ao lado de Pablo Escobar. O Brasil já vivenciou esta escória e cabe a nós darmos um basta nas eleições deste ano", dizia a imagem.

A partir de uma busca reversa da imagem é possível chegar na foto original. Nela pode-se notar que no lugar onde o rosto de Gustavo Petro foi inserido, há um homem sem camisa não identificado.

De acordo com a Colombiacheck, apesar de não se saber com exatidão a data em que a foto foi tirada, é possível que tenha sido ao final dos anos 1980 ou começo de 1990, já que Escobar morreu em 1993 e seu primo, Gustavo Gaviria, que também aparece na foto, em agosto de 90.

A foto de Petro é de um encontro entre ele e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez em julho de 1994, em Bogotá. A mesma foto aparece a partir de uma busca simples no Google de "Gustavo Petro 1990" em sites como La Silla Vacía e Pacifista.

A imagem também foi checada pelo Boatos.org, pela AFP Checamos, pelo Observador, pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.