É falso que Justiça determinou liquidação do estoque de produtos da Daslu
É falso que a Justiça tenha determinado a liquidação do estoque de produtos da Daslu e que um conjunto de jantar da varejista esteja sendo vendido a R$ 139,90. A rede pioneira em varejo de luxo no Brasil foi à falência em 2016 e no mês passado foi arrematada por R$ 10 milhões em um leilão.
Publicações que circulam nas redes sociais usam um layout que imita o do g1, o portal de notícias da Globo, e direcionam o usuário a uma matéria falsa no site g97, que não tem página inicial e onde não é possível consultar outros conteúdos.
O texto da falsa matéria se refere a Eliana Tranchesi, fundadora da Daslu, apenas como "Eliana". A publicação afirma que a decisão que autoriza a liquidação do estoque foi tomada pelo juiz Igor José Ricardo da Mota, da Vara Fiscal de São Paulo. O UOL entrou em contato com o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e com a Justiça Federal. Os dois órgãos afirmaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não há juiz com esse nome. Na Justiça Federal a lista de magistrados pode ser consultada aqui.
O TJ-SP informou ainda que "as informações presentes nessa matéria não são referentes ao processo nº 1126493-40.2016.8.26.0100, referente à Massa Falida da DSL Comércio Varejista S/A", nome jurídico da Daslu.
O texto diz ainda que o estoque inclui uma "coleção famosa de 2014" e, na sequência, explica o que vem no kit anunciado como "promoção exclusiva por tempo limitado!". Nele, viriam 30 peças, uma tigela de 600 ml, panela de pressão de 4,5 litros e uma concha. Quase no final da página é preciso clicar em outro link, anunciado como "site oficial".
A panela de pressão do falso anúncio foi registrada em 2015, segundo especificação do produto no site da fabricante Tramontina, e custa R$ 289,00.
O conjunto de jantar é de uma marca diferente, a Oxford, e uma das fotos utilizadas é visivelmente uma montagem com inserção da panela e da concha. No site da fabricante, o conjunto contém 20 peças e custa mais que o dobro do anunciado na falsa "promoção exclusiva". Para o UOL, a Oxford reconheceu que o conjunto de louças para jantar é da marca e foi lançado em 2009. Porém, a empresa afirmou que a "promoção em questão, pela Oxford, não é válida."
Na página Reclame Aqui há ao menos 16 reclamações de clientes que fizeram a compra.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
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