Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo com resposta de Neves a Freixo em debate é montagem

10.ago.2022 - Vídeo com resposta de Neves a Freixo em debate é montagem - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
10.ago.2022 - Vídeo com resposta de Neves a Freixo em debate é montagem Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 18h42

É montagem o vídeo compartilhado pelo candidato a governador do Rio de Janeiro Rodrigo Neves (PDT) em que ele aparece dando uma resposta ao também candidato Marcelo Freixo (PSB) em debate da Band neste domingo (7). O conteúdo é, portanto, distorcido. O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original.

No vídeo compartilhado —que atingiu 24,7 mil visualizações no Instagram—, Freixo menciona os bairros Campo Grande e Bangu como parte da Baixada Fluminense e, na sequência, é mostrada uma fala em que Neves acusa o adversário de estar despreparado para governar o estado do Rio de Janeiro.

"Para quem mora em Campo Grande, para quem mora em Bangu, já que você está falando da saúde da Baixada", dizia Marcelo Freixo. Na publicação, a resposta de Rodrigo Neves foi: "deputado Freixo, mais uma vez me parece completamente despreparado para, não só vencer, mas governar o estado do Rio de Janeiro".

O candidato ao governo pelo PSB realmente cometeu o erro. Campo Grande e Bangu são bairros da zona oeste carioca. Mas no debate original a resposta do pedetista não foi a que consta no vídeo divulgado no Instagram. A fala de Freixo era direcionada ao atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Após o equívoco de Freixo, registrado uma hora e nove minutos após o início da gravação do debate (01:09:00), Castro responde: "Morador da Baixada, sabe o que o Freixo fugiu, (...) ele nunca botou uma emenda para a Baixada Fluminense sequer".

A fala de Rodrigo Neves — de que Marcelo Freixo não estaria preparado para ganhar nem governar o estado — ocorreu no minuto 01:17:00 da transmissão. O contexto dela é de tréplica a um outro comentário de Freixo, sobre o sistema de transporte no Rio de Janeiro, não após errar sobre a Baixada.

"Rodrigo, você foi prefeito de Niterói. Uma cidade com muitos recursos, uma cidade com um pouco mais de 500 mil habitantes. Ou seja, dá pra fazer muita coisa", disse Freixo. A fala do candidato termina assim: "Nós vamos criar uma autoridade metropolitana (...) então tem muita coisa para ser feita, com as medidas corretas, mas com uma independência política".

Neves começa a resposta crítico ao deputado federal pelo PSB. "Deputado Freixo, você com essa atitude professoral, no pior sentido da palavra, arrogante, mais uma vez me parece completamente despreparado para, não só vencer, mas governar o estado do Rio. Despreparado porque não conhece as informações do estado. Já existe autoridade metropolitana. Meu primeiro projeto de lei da assembleia quando eu fui deputado por duas vezes foi criar o plano diretor metropolitano prevendo investimentos para a área do transporte", disse.

O UOL Confere checou o debate de candidatos ao governo do Rio de Janeiro em matéria publicada no dia 8 de agosto.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.