Homem que critica Bolsonaro em vídeo não é irmão de Adélio Bispo
Um vídeo compartilhado em um grupo público no Facebook falsamente afirma que o homem que aparece nas imagens é irmão de Adélio Bispo, autor confesso do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2018. A pessoa, na verdade, é um médico ortopedista de Pernambuco, que não possui relação com o acusado.
O vídeo, com duração de pouco mais de um minuto, é sobreposto pela legenda "Ele é irmão de Adélio Bispo. Aquele que forjou a facada". Nele, a pessoa diz que Bolsonaro estaria "forçando a barra" para que Adélio envolvesse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no atentado.
Repercussão. A postagem circula desde 12 de fevereiro no Facebook, conta com 464 compartilhamentos e 268 curtidas.
O que diz o vídeo?
"Como todos vocês sabem, eu sou irmão do Adélio Bispo, aquele que tentou matar Bolsonaro. Vocês já devem ter visto uma foto minha com lula, minha esposa e minha criança. Então, eu quero denunciar que Bolsonaro está forçando a barra com meu irmão Adélio para ele envolver Lula na tentativa de assassinato dele. Só tira Adélio se disser que foi Lula que mandou matar Bolsonaro. Pelo jeito, Adélio ou dá ou desce. Isso é muito grave o que Bolsonaro faz. Inclusive, interferindo na PF para não investigar a corrupção dele, que não foi aceito nem no fatídico centrão. Enquanto isso, Lula na Europa é aplaudido pelas maiores autoridades do continente velho. Foi recebido pelo presidente da França, coisa que o Bolsonaro apelou e apelou e não foi. No Brasil, nós não temos presidente, mas a Europa já sabe quem será nosso presidente"
Quem aparece no vídeo? Um homem que não tem qualquer relação de parentesco ou amizade com Adélio Bispo. Ele é Marcos Heridjano Mauro Bezerra, que atua como médico ortopedista em Pernambuco.
Ao UOL Confere, o médico, que é filiado ao PT e concorre atualmente a deputado federal, explicou que gravou o vídeo como uma maneira de "ironizar" e "debochar" uma notícia falsa que circulou em 2020.
O que diziam os posts falsos de 2020? Na ocasião, uma foto dele com a esposa e a filha ao lado de Lula passou a ser compartilhada nas redes sociais com a afirmação falsa de que era irmão de Adélio Bispo. À época, o UOL Confere já havia constatado que não existia qualquer indicativo de parentesco entre Marcos e o autor da facada em Bolsonaro.
Adélio tem quatro irmãos, nenhum se chama Marcos e todos moram em Montes Claros (MG).
"Sou eu a pessoa que aparece no vídeo. Ele foi gravado após uma fake dizendo que eu era irmão do Adélio. Pegaram uma foto da minha família em um momento de lazer, e com o tempo essa informação falsa ainda continuou a circular. Como vimos uma vez uma matéria sobre a pressão em cima do Adélio, o vídeo foi um momento de deboche sobre essa fake news com meu nome. Essa fake foi muito grave comigo e me deixou vulnerável de um atentado", afirmou Bezerra ao UOL Confere.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.