Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Críticas de Jô Soares à Rede Globo foram de 1988, não 2022

19.ago.2022 - Críticas de Jô Soares à Globo são de 1988 - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
19.ago.2022 - Críticas de Jô Soares à Globo são de 1988 Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 11h51

É falso que críticas à Rede Globo proferidas pelo ex-apresentador Jô Soares foram feitas durante um período de depressão do jornalista antes da sua morte, em 5 de agosto de 2022. O comentário, na verdade, é de 1988 quando ele recebeu um prêmio.

A publicação foi compartilhada no Facebook no dia 10 de agosto, TikTok -onde teve a maior viralização- e Kwai. Somadas todas as redes, o conteúdo já chegou a mais de 163 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) até essa sexta-feira (19).

A postagem traz um compilado de fotos recentes do humorista acompanhadas de um áudio no qual ele diz que a emissora estaria vetando comerciais com artistas e comunicadores que decidem deixar o canal e uma tarja com os dizeres: "Em depressão antes de morrer Jô Soares revela podres da Rede Globo".

No entanto, com uma busca reversa a partir das palavras ditas por Jô, mais especificamente quando ele menciona a Assembleia Constituinte, é possível, pelo aparecimento de um vídeo do Acervo 80JHL, perceber que o discurso original aconteceu no prêmio Troféu Imprensa em 1988.

"Com impecável senso de oportunidade, a TV Globo escolheu exatamente o momento da Constituinte no Brasil para inaugurar a sua lista negra", disse o humorista na ocasião.

O conteúdo também foi checado pela AFP Checamos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.