Críticas de Jô Soares à Rede Globo foram de 1988, não 2022
É falso que críticas à Rede Globo proferidas pelo ex-apresentador Jô Soares foram feitas durante um período de depressão do jornalista antes da sua morte, em 5 de agosto de 2022. O comentário, na verdade, é de 1988 quando ele recebeu um prêmio.
A publicação foi compartilhada no Facebook no dia 10 de agosto, TikTok -onde teve a maior viralização- e Kwai. Somadas todas as redes, o conteúdo já chegou a mais de 163 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) até essa sexta-feira (19).
A postagem traz um compilado de fotos recentes do humorista acompanhadas de um áudio no qual ele diz que a emissora estaria vetando comerciais com artistas e comunicadores que decidem deixar o canal e uma tarja com os dizeres: "Em depressão antes de morrer Jô Soares revela podres da Rede Globo".
No entanto, com uma busca reversa a partir das palavras ditas por Jô, mais especificamente quando ele menciona a Assembleia Constituinte, é possível, pelo aparecimento de um vídeo do Acervo 80JHL, perceber que o discurso original aconteceu no prêmio Troféu Imprensa em 1988.
"Com impecável senso de oportunidade, a TV Globo escolheu exatamente o momento da Constituinte no Brasil para inaugurar a sua lista negra", disse o humorista na ocasião.
O conteúdo também foi checado pela AFP Checamos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.