Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Colunista do UOL não apoiou falas de grupos bolsonaristas, como diz vídeo

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 12h29Atualizada em 31/08/2022 14h34

Um vídeo viral que mostra o colunista do UOL Josias de Souza falando sobre "o mundo paralelo dos grupos bolsonaristas no WhatsApp" foi tirado de contexto. Compartilhado originalmente na rede social Helo, a gravação original é cortada e editada para dar a entender que ele acredita na versão dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que circula nos aplicativos de mensagem.

A versão verdadeira do vídeo foi ao ar no UOL News do dia 25 de agosto. No entanto, o vídeo distorcido usa apenas parte da fala do colunista em que ele cita desinformações divulgadas por grupos bolsonaristas em aplicativos de mensagens.

"Essa notícia que a Folha traz hoje é de uma gravidade extrema. Há um Brasil paralelo nos fundões do WhatsApp. Nesse país paralelo, Bolsonaro disparou nas pesquisas em abril, abriu 45 pontos de vantagem sobre o seu principal rival. Mas os vilões, Fachin, Barroso e Xandão, sob a influência do Lula e do PCC, estão tramando impugnar a chapa do Bolsonaro. O Brasil alternativo, do aplicativo, convive também com o risco de roubo na apuração nas urnas, as forças armadas estão em cima, mas o povo precisa sair às ruas no 7 de setembro para exigir voto auditável. Do contrário, o Brasil vai virar um novo membro do bloco comunista da América Latina".

Na transmissão original, disponível no canal oficial do UOL no YouTube, é possível ver que, na sequência, Josias contextualiza a fala:

Esse Brasil bolsonarista do WhatsApp não é novo, é aquele, nós estamos diante do mesmo conto do vigário de 2018 com ajustes no enredo, mas se mantém inalterado o propósito em 2022 de ludibriar o eleitorado. A diferença é que agora, graças a essa parceria que foi estabelecida entre a Folha e a Quest, o jornalismo está invadindo o território da mentira antes da abertura das urnas".

O comentário continua em tom crítico: "(...) Só falta a cadeia para transformar esse mundo paralelo em algo perfeito", conclui Josias.

Confira o vídeo original

Compartilhado primeiramente no Helo -onde atingiu 12,6 mil interações: visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos-, foi no TikTok que o conteúdo fez mais sucesso -em 24 horas o post já acumulou 679,8 mil visualizações e 27,4 mil curtidas.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.