Colunista do UOL não apoiou falas de grupos bolsonaristas, como diz vídeo
Um vídeo viral que mostra o colunista do UOL Josias de Souza falando sobre "o mundo paralelo dos grupos bolsonaristas no WhatsApp" foi tirado de contexto. Compartilhado originalmente na rede social Helo, a gravação original é cortada e editada para dar a entender que ele acredita na versão dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que circula nos aplicativos de mensagem.
A versão verdadeira do vídeo foi ao ar no UOL News do dia 25 de agosto. No entanto, o vídeo distorcido usa apenas parte da fala do colunista em que ele cita desinformações divulgadas por grupos bolsonaristas em aplicativos de mensagens.
"Essa notícia que a Folha traz hoje é de uma gravidade extrema. Há um Brasil paralelo nos fundões do WhatsApp. Nesse país paralelo, Bolsonaro disparou nas pesquisas em abril, abriu 45 pontos de vantagem sobre o seu principal rival. Mas os vilões, Fachin, Barroso e Xandão, sob a influência do Lula e do PCC, estão tramando impugnar a chapa do Bolsonaro. O Brasil alternativo, do aplicativo, convive também com o risco de roubo na apuração nas urnas, as forças armadas estão em cima, mas o povo precisa sair às ruas no 7 de setembro para exigir voto auditável. Do contrário, o Brasil vai virar um novo membro do bloco comunista da América Latina".
Na transmissão original, disponível no canal oficial do UOL no YouTube, é possível ver que, na sequência, Josias contextualiza a fala:
Esse Brasil bolsonarista do WhatsApp não é novo, é aquele, nós estamos diante do mesmo conto do vigário de 2018 com ajustes no enredo, mas se mantém inalterado o propósito em 2022 de ludibriar o eleitorado. A diferença é que agora, graças a essa parceria que foi estabelecida entre a Folha e a Quest, o jornalismo está invadindo o território da mentira antes da abertura das urnas".
O comentário continua em tom crítico: "(...) Só falta a cadeia para transformar esse mundo paralelo em algo perfeito", conclui Josias.
Confira o vídeo original
Compartilhado primeiramente no Helo -onde atingiu 12,6 mil interações: visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos-, foi no TikTok que o conteúdo fez mais sucesso -em 24 horas o post já acumulou 679,8 mil visualizações e 27,4 mil curtidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.