Lula não chamou negros de vagabundos; vídeo distorce fala do ex-presidente
Um vídeo publicado no Instagram distorce uma fala do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para dar a impressão de que o ex-presidente chama negros de "escravos" e "vagabundos". A frase foi tirada de contexto.
O que diz a publicação? A postagem, de 2 de setembro, traz um vídeo com a descrição: "Lula diz que negros são escravos e vagabundos".
Na gravação, o petista diz: "os negros não foram libertados para virarem cidadãos ou cidadãs, eles deixaram para ser vagabundos".
Na sequência, é colocada uma declaração do capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, que fala "acho que vai dar merda isso".
Logo em seguida, aparece um homem fazendo críticas à suposta fala de Lula e que chama o ex-presidente de "cachaceiro", "canalha" e "vagabundo".
"Quer dizer que quando negro era escravo, obrigados a trabalhos forçados, vendidos pelos seus próprios contemporâneos, vendido por gente da sua gente, quer dizer que quando o negro era chicoteado, obrigado a trabalhar, quer dizer que ele era trabalhador. Aí ficou livre e se tornou vagabundo", diz o homem.
Por que a informação é distorcida? O trecho do vídeo que vem sendo compartilhado nas redes sociais é uma versão editada de uma declaração do candidato em entrevista ao site DCM no dia 8 de abril. Na verdade, a fala foi retirada de um contexto maior.
Na entrevista, disponível no YouTube, Lula falava sobre como a elite brasileira enxergava a população negra.
"É assim, desde a proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles [elite] pensam assim. Os negros não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs, eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos. Porque é assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje", diz o petista.
A fala retirada de contexto nas publicações na internet pode ser vista a partir do minuto 29 do vídeo acima.
Repercussão. O post no Instagram teve 84 curtidas e 28 comentários e mais de 1600 visualizações até a manhã do dia 9 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.