Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Jayme Monjardim não gravou vídeo criticando Fernando Haddad

07.set.2022 - Diretor da Globo não criticou Haddad em vídeo nas Redes Sociais - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
07.set.2022 - Diretor da Globo não criticou Haddad em vídeo nas Redes Sociais Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Helena Arnoni

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2022 12h11

O diretor Jayme Monjardim, da Rede Globo, não gravou vídeo criticando o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), como afirma post do dia 28 de agosto deste ano em um perfil do Facebook. Quem aparece nas imagens é, na verdade, um publicitário chamado Ival Dias da Gama, que gravou em 2018 o vídeo em que crítica uma peça da campanha de Haddad nas eleições presidenciais. O material, no entanto, voltou a ser compartilhado como se fosse atual.

O que diz a publicação? O texto da postagem afirma: "Jayme Monjardim, diretor da Globo, chama Fernando Haddad de canalha!". O vídeo, com a legenda "Jayme Monjardim, filho da cantora Maysa e diretor de cinema da TV Globo", começa com um homem xingando o petista de "canalha" e de "caçamba de lixo".

"Eu hoje vi um vídeo do Haddad em que um menino, um filho, dá um tiro no pai. E que ele fala 'é melhor já ir se acostumando' e diz que aquilo é um vídeo em defesa da vida", afirma. O homem, que se identifica nas imagens como um profissional do marketing, faz duras críticas tanto ao candidato como ao PT.

"Isso não é uma coisa aceitável. Isso é uma coisa que vai muito além da canalhice, da calhordice. Isso não se faz. O sujeito botar no ar, para os brasileiros que ele tem a pretensão de governar, um filme dessa natureza. É a mostra, pra mim, do que é o PT. (...) Os horários eleitorais são horários que são perfeitamente assistidos pelas crianças, isso é uma falta de respeito com as crianças, com os pais, com as famílias, com os brasileiros.é isso que é o PT", diz.

O vídeo original, que voltou a circular nas redes, foi deletado do perfil de Gama.

O que diz o publicitário? Em uma publicação no Facebook no dia 29 de agosto deste ano, Gama confirma que é ele quem aparece no vídeo —o que já havia feito em 2018. "Há 3 anos e meio atrás fiz esse vídeo quando da disputa presidencial entre o Haddad e o Bolsonaro. Na época disseram que era o Jayme Monjardim e eu fiz um comunicado desmentindo. Volto a fazê-lo pois o vídeo voltou a circular nas redes sociais. O vídeo em questão nem espelha a realidade dos dias de hoje. Obrigado a todos e boa semana", afirma.

O que diz Monjardim? Jayme Monjardim também havia falado sobre o assunto em 2018. O cineasta afirmou em entrevista ao Fato ou Fake do G1 que não era ele no vídeo "basta uma rápida pesquisa para que se veja": "É muito triste e grave que tantas notícias falsas, como essa, se espalhem pelas redes como se fossem verdadeiras," completou na época.

Vídeo da campanha foi retirado do ar. O vídeo criticado pelo publicitário foi veiculado pela campanha de Haddad em outubro de 2018. A publicação mostrava uma criança encontrando a arma do pai em uma gaveta e atirando contra ele de forma acidental durante o café da manhã. Após o tiro, aparecia a frase "É melhor Jair se acostumando? Vote pela vida. Haddad 13", em uma referência à defesa da flexibilização do acesso às armas pelo presidente Jair Bolsonaro.

A peça foi divulgada no Twitter com a legenda "É pela vida". A publicação foi removida pelo Twitter "em resposta a uma demanda legal".

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.