Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que urnas em cidade do RJ já tinham votos registrados para Lula

28.set.2022 - Na foto, emissão da zerésima, documento impresso por cada urna antes da votação que mostra que não há votos computados - Arte/UOL sobre Reprodução TSE
28.set.2022 - Na foto, emissão da zerésima, documento impresso por cada urna antes da votação que mostra que não há votos computados Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução TSE

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 17h31

É falso que urnas de uma seção eleitoral de Cordeiro (RJ) já tinham votos registrados para o candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) desmentiu o boato que circula em áudios pelo WhatsApp, em que um homem afirma que a urna de uma seção eleitoral em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, "já tinha 139 votos registrados para Lula", o que não é verdade.

De acordo com o TRE-RJ, o procedimento de preparação de todas as urnas eletrônicas do estado foi finalizado sem ocorrência de qualquer irregularidade. Ao todo, 39 mil urnas vão ser utilizadas no estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o TRE-RJ, o processo consiste na instalação do sistema na urna (geração de mídia) e na inserção dos dados dos candidatos e eleitores na urna. As urnas de cada estado têm as informações correspondentes aos candidatos e eleitores daquele estado.

Zerésima. Além disso, no dia da eleição, cada urna emite um documento chamado zerésima, que atesta que não há nenhum voto registrado na urna eletrônica antes do início da votação. O documento deve ser assinado pelo presidente da seção eleitoral, mesários e fiscais de partidos que estiverem presentes.

Investigado. O TRE-RJ afirma que o cartório da 52ª Zona Eleitoral, de Cordeiro, abriu uma Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral para responsabilizar o suposto autor da desinformação, que deve responder criminalmente. De acordo com o tribunal, no material colhido pela Justiça Eleitoral há indícios que identificam o autor.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.