Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Aplicativo do título de eleitor não poderá ser baixado no dia da eleição

16.set.2022 - Para uso no primeiro turno, aplicativo deve ser baixado antes do dia 2 de outubro - Arte/UOL sobre Reprodução TSE
16.set.2022 - Para uso no primeiro turno, aplicativo deve ser baixado antes do dia 2 de outubro Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução TSE

Do UOL, em São Paulo

16/09/2022 17h44

O aplicativo da versão digital do título de eleitor tem que ser baixado antes do dia da votação, 2 de outubro. Não será possível fazer o download do aplicativo no dia da eleição.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a medida —também adotada em 2020— serve para não sobrecarregar o sistema.

Veja a nota do TSE:

"Assim como foi feito no segundo turno de 2020, a emissão do e-título não poderá ser realizada no dia da eleição. Tal medida visa ampliar a estabilidade do aplicativo que será utilizado, simultaneamente, por mais de 30 milhões de pessoas. Importante ressaltar que as pessoas que emitirem o app antes da eleição poderão utilizar o e-Título normalmente. É importante emitir o documento digital com antecedência, de modo a evitar contratempos."

Para que serve? O e-Título substitui o título de eleitor no dia da votação. Disponível para sistems iOS e Android, o aplicativo permite consultar local de votação, seção eleitoral e emitir documentos como certidão de quitação eleitoral.

Também é possível justificar a ausência na eleição pelo aplicativo.

Para votar é necessário apresentar documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas o documento contém informações importantes como zona e seção eleitoral, além do local de votação do eleitor.

app e-titulo - Captura de tela do app e-Título - Captura de tela do app e-Título
Notificação do app e-Título explica que o uso do aplicativo para identificação é permitido; eleitor deve deixar aparelho com o mesário apenas na hora de votar
Imagem: Captura de tela do app e-Título

Importante. A proibição do uso de celulares na cabine de votação pelo TSE não impede o uso do e-Título, que serve como identificação. Notificação do próprio aplicativo esclarece: "O uso de celulares e smartphones é proibido apenas nas cabines de votação, onde fica a urna eletrônica. Assim, apresente seu smartphone para o mesário e deixe o aparelho no local indicado enquanto vota".

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.