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É falso que Lula quer acabar com trabalho por aplicativo, como Uber e Ifood

19.out.2022 - Lula não prometeu acabar com trabalho por aplicativo - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
19.out.2022 - Lula não prometeu acabar com trabalho por aplicativo Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

19/10/2022 20h02Atualizada em 19/10/2022 20h11

É falso que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu acabar com o trabalho por aplicativo, como os oferecidos por Uber e Ifood. Postagens compartilhadas nas redes sociais se baseiam em um trecho tirado de contexto de uma entrevista do petista à rádio mineira Passos FM em 22 de fevereiro.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que diz o post. "Lula ataca 'trabalho por aplicativo' e promete acabar com modalidade" é o título do texto compartilhado nos últimos dias pelo Facebook, Twitter e Instagram.

Lula defende garantia de direitos. Durante sua fala à rádio Passos FM, o candidato do PT, na verdade, criticou a situação trabalhista atual desses trabalhadores por aplicativo e defendeu a garantir de direitos básicos a essas pessoas.

"É preciso dar garantia da seguridade social para as pessoas, é preciso que as pessoas tenham um descanso, é preciso que as pessoas tenham férias, é preciso que as pessoas ganhem um salário minimamente digno para comer. [...] Se o cidadão quiser trabalhar no aplicativo é um direito dele, mas o dono do aplicativo tem que pagar um salário digno e tem que dar seguridade social para essa pessoa", disse o petista.

Como exemplo, Lula citou durante a entrevista um aplicativo de transporte lançado pela prefeitura de Araraquara (SP), que é comandada por Edinho Silva (PT). A plataforma transfere ao trabalhador mais de 90% do valor da corrida, enquanto o restante é direcionado à manutenção do aplicativo.

Alcance. No Facebook, a postagem falsa que registrou mais alcance aparece com 224 compartilhamentos, 32 comentários e 76 reações. Já no Twitter, uma publicação com a mesma mentira tem 97 retweets e 185 curtidas. O conteúdo falso também foi compartilhado no Instagram, onde a postagem com mais alcance tem 257 curtidas e 27 comentários.

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