É falso que Lula quer acabar com trabalho por aplicativo, como Uber e Ifood
É falso que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu acabar com o trabalho por aplicativo, como os oferecidos por Uber e Ifood. Postagens compartilhadas nas redes sociais se baseiam em um trecho tirado de contexto de uma entrevista do petista à rádio mineira Passos FM em 22 de fevereiro.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
O que diz o post. "Lula ataca 'trabalho por aplicativo' e promete acabar com modalidade" é o título do texto compartilhado nos últimos dias pelo Facebook, Twitter e Instagram.
Lula defende garantia de direitos. Durante sua fala à rádio Passos FM, o candidato do PT, na verdade, criticou a situação trabalhista atual desses trabalhadores por aplicativo e defendeu a garantir de direitos básicos a essas pessoas.
"É preciso dar garantia da seguridade social para as pessoas, é preciso que as pessoas tenham um descanso, é preciso que as pessoas tenham férias, é preciso que as pessoas ganhem um salário minimamente digno para comer. [...] Se o cidadão quiser trabalhar no aplicativo é um direito dele, mas o dono do aplicativo tem que pagar um salário digno e tem que dar seguridade social para essa pessoa", disse o petista.
Como exemplo, Lula citou durante a entrevista um aplicativo de transporte lançado pela prefeitura de Araraquara (SP), que é comandada por Edinho Silva (PT). A plataforma transfere ao trabalhador mais de 90% do valor da corrida, enquanto o restante é direcionado à manutenção do aplicativo.
Alcance. No Facebook, a postagem falsa que registrou mais alcance aparece com 224 compartilhamentos, 32 comentários e 76 reações. Já no Twitter, uma publicação com a mesma mentira tem 97 retweets e 185 curtidas. O conteúdo falso também foi compartilhado no Instagram, onde a postagem com mais alcance tem 257 curtidas e 27 comentários.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.