É falso que passeata pró-Lula na Bahia zombou de evangélicos
É falso que uma caminhada na Bahia em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) zombou de evangélicos, como diz vídeo que circula nas redes sociais e que foi enviado ao UOL Confere pelo email uolconfere@uol.com.br.
O que diz o post? O deputado estadual de Minas Gerais Bruno Engler publicou em seu perfil oficial no Twitter o vídeo com a legenda: "PT de Lula zombando dos evangélicos", o texto acompanha gravação de pessoas com roupas vermelhas, bandeiras do Brasil, placas em apoio a Lula e a Jerônimo e bíblias nas mãos ao som de música pró-petista.
A publicação é do último sábado (16), mas a filmagem original é de um ato que aconteceu no dia 12 de outubro em Salvador (BA). A caminhada ocorreu durante a volta de Lula ao Nordeste após o primeiro turno das eleições para tentar eleger governadores aliados.
Vídeo original. O vídeo original foi publicado por um apoiador do ex-presidente, também no Twitter, com a legenda: "Estou OBCECADO pela instituição Evangélicas com Lula". A mesma gravação foi republicada no dia seguinte no TikTok pelo perfil Atitude e Visão. É esse o vídeo compartilhado pelo deputado —uma marca d'água nas imagens permite a identificação.
A reportagem procurou o perfil e eles responderam, por e-mail, que, diferente do que afirma a desinformação, o contexto era de apoio ao ex-presidente.
Evangélicos participaram do ato. É possível ver na gravação o deputado federal reeleito Pastor Sargento Isidório (Avante-BA). Nas imagens, ele aparece vestindo uma bandeira do Brasil e uma capa vermelha amarrada ao pescoço. Veja:
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.