Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


TSE não disse que apuração terminará no Nordeste; ordem independe de estado

30.out.2022 -  O TSE apura os votos pela ordem de chegada dos dados das urnas independentemente do estado, incluindo os nordestinos - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
30.out.2022 - O TSE apura os votos pela ordem de chegada dos dados das urnas independentemente do estado, incluindo os nordestinos Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 12h21

É falso que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que o Nordeste seria a última região com urnas apuradas no Brasil, como disse um tuíte viral. A Corte explicou em seu site oficial que apura pela ordem de chegada dos dados das urnas independentemente do estado, incluindo os nordestinos, mas que geralmente os do Sul e Sudeste são apurados primeiro por questão logística.

O que diz o post. "T5E divulgou que vai apurar os votos no Nordeste POR ÚLTIMO. Era o que eu temia. SERGIPE: Senador: NENHUM do PT; Dep. Federal: NENHUM do PT; Dep. Estadual: NENHUM do PT. Lula: 63,82% Bolsonaro 29,16%. Como foi possível Loola obter 63,82%??????".

Resposta do TSE. Segundo o Tribunal Eleitoral, a apuração se encerrar com os votos do Norte e Nordeste é algo que se repete em todos os pleitos, mas não é uma regra. Pode ser que, por razões de transmissão de dados, alguma apuração de urna do Sul e Sudeste também atrase. "A situação é causada por variadas questões de logística na transmissão dos votos a partir de cada uma das 27 unidades da Federação", explicam.

Isto é, a ordem de contagem não depende da região, mas do momento em que as informações são transmitidas e chegam ao TSE.

Devido ao volume de informação que é recebida pelo TSE ao mesmo tempo, os votos do Norte do país acabam chegando a Brasília por último e, por isso, aguardam numa "fila" para serem processados".

O mesmo aconteceu com Dilma e Aécio. A "virada" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições a partir da apuração dos votos nordestinos também aconteceu na eleição de Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB) em 2014.

Esse movimento acarretou no compartilhamento de desinformações sobre a contagem de votos e até de suspeita sobre o uso de algoritmos nas urnas.

As inversões na liderança das eleições têm relação com a velocidade com que estados enviam os dados para a contagem dos votos, realizada pelo TSE.

Dificuldades de infraestrutura. A Corte afirmou que essa dificuldade de infraestrutura, às vezes, só é contornada pelo transporte do mesário até um ponto de transmissão da Justiça Eleitoral ou, como ocorre em aldeias indígenas, pelo uso de telefones via satélite.

No primeiro turno de 2022, o último estado a enviar todos os dados para o TSE no primeiro turno foi o Amazonas. O atraso se deu por causa de uma urna que precisou ser substituída por cédulas de papel em uma comunidade ribeirinha em Coari, no interior do estado.

Sergipe elegeu deputado estadual do PT. Também é falso que Sergipe não elegeu nenhum deputado estadual do Partido dos Trabalhadores. No dia 2 de outubro, o estado elegeu com 18.523 votos o deputado petista Chico do Correio.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.