Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que a Torre Eiffel foi iluminada em homenagem à eleição de Lula

9.nov.2022 - Torre Eiffel não foi iluminada em homenagem a Lula - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
9.nov.2022 - Torre Eiffel não foi iluminada em homenagem a Lula Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

09/11/2022 18h14Atualizada em 09/11/2022 18h14

É falsa a afirmação que circula em publicações nas redes sociais nos últimos dias de que a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada de verde e amarelo em homenagem à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A imagem compartilhada é de 2007 e faz referência à Copa do Mundo de Rugby, realizada naquele ano na França.

O que dizem os posts? "França homenageia eleição de Lula: Torrei Eiffel de verde e amarelo", diz uma postagem no Facebook acompanhada da foto, publicada no dia 1º deste mês.

"Vocês viram o apoio que Lula tem de países de primeiro mundo! Até a França iluminou a torre Eiffel hj (sic) de verde e amarelo, simbolizando o novo momento do Brasil com a proteção da Amazônia. Se o Exército aderir a um golpe, as forças desses países caem p (sic) cima deles!", diz outra publicação no Twitter em 31 de outubro, dia seguinte à eleição do petista.

Homenagem ao rugby. Não há nenhum registro na aba de iluminação do site da Torre Eiffel em referência à eleição de Lula.

De acordo com o site do ponto turístico, a Torre Eiffel foi iluminada em homenagem à Copa do Mundo de Rugby em 2007, realizada na França. A ação foi feita entre 7 de setembro a 20 de outubro daquele ano.

"Do fundo ao segundo andar, a Torre foi banhada por luz verde, para representar o campo, com dois feixes de luz verticais e uma barra transversal para o gol. Uma bola gigante com 13 metros de envergadura foi suspensa no segundo andar, a cerca de 80 metros do solo, com o logotipo oficial bem iluminado. Por último, uma tela gigante de 120 metros quadrados foi instalada no primeiro andar de frente para o Sena para mostrar os resultados das partidas. Visitantes de todo o mundo e parisienses também puderam desfrutar das luzes cintilantes e do farol, que continuou a funcionar durante toda a operação", descreve o site.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.