Vídeo engana ao associar retirada de urnas de prédio a fraude eleitoral
Vídeo distorce informação ao associar a retirada de urnas eletrônicas de um prédio em São Paulo a uma suposta fraude eleitoral. Em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que as urnas estavam sendo transportadas para um depósito da instituição, onde ficarão guardadas até serem descartadas.
O que diz o post. A publicação filma a retirada de urnas eletrônicas de um prédio no centro de São Paulo. As imagens exibem os equipamentos, em caixas, sendo colocados dentro de caminhões. "Nem o pessoal [trabalhadores do prédio] está aqui hoje. Não sei por quê. Não sei. Sei que teve aquela declaração do Valdemar [Costa Neto], né. E agora toda essa movimentação em pleno domingo para tirar as urnas", diz o narrador.
O que diz o TSE? Em texto publicado no site oficial do tribunal, foi explicado que, diferentemente do que sugere a gravação, o momento gravado é uma situação comum "que nada tem a ver com as alegações do político". As cenas registradas pelo autor do post são a continuação de um trabalho de recolhimento de urnas eletrônicas antigas (modelo 2009) do prédio que pertence ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
"Os equipamentos, que possuem vida útil de dez anos, estavam sendo transportados para o depósito do TSE, em Brasília, onde ficarão armazenados até serem corretamente descartados. A previsão é que isso aconteça em 2023", afirma a nota.
As urnas filmadas não foram usadas em São Paulo nas eleições de 2022. "O recolhimento dos aparelhos somente foi possível em razão do recebimento de 44.880 urnas modelo 2020 pela corte regional", adicionou o TSE.
Retirada apenas aos finais de semana. Os caminhões não podem acessar o local onde houve a retirada durante dias úteis. A atividade foi autorizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no domingo, dia 20 de novembro.
O UOL Confere atribui o selo distorcido para conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.