Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo engana ao associar retirada de urnas de prédio a fraude eleitoral

22.nov.2022 - TRE-SP retira de prédio 10 mil urnas de 2009 não utilizadas em 2022 - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
22.nov.2022 - TRE-SP retira de prédio 10 mil urnas de 2009 não utilizadas em 2022 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 14h01Atualizada em 22/11/2022 15h22

Vídeo distorce informação ao associar a retirada de urnas eletrônicas de um prédio em São Paulo a uma suposta fraude eleitoral. Em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que as urnas estavam sendo transportadas para um depósito da instituição, onde ficarão guardadas até serem descartadas.

O que diz o post. A publicação filma a retirada de urnas eletrônicas de um prédio no centro de São Paulo. As imagens exibem os equipamentos, em caixas, sendo colocados dentro de caminhões. "Nem o pessoal [trabalhadores do prédio] está aqui hoje. Não sei por quê. Não sei. Sei que teve aquela declaração do Valdemar [Costa Neto], né. E agora toda essa movimentação em pleno domingo para tirar as urnas", diz o narrador.

O que diz o TSE? Em texto publicado no site oficial do tribunal, foi explicado que, diferentemente do que sugere a gravação, o momento gravado é uma situação comum "que nada tem a ver com as alegações do político". As cenas registradas pelo autor do post são a continuação de um trabalho de recolhimento de urnas eletrônicas antigas (modelo 2009) do prédio que pertence ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

"Os equipamentos, que possuem vida útil de dez anos, estavam sendo transportados para o depósito do TSE, em Brasília, onde ficarão armazenados até serem corretamente descartados. A previsão é que isso aconteça em 2023", afirma a nota.

As urnas filmadas não foram usadas em São Paulo nas eleições de 2022. "O recolhimento dos aparelhos somente foi possível em razão do recebimento de 44.880 urnas modelo 2020 pela corte regional", adicionou o TSE.

Retirada apenas aos finais de semana. Os caminhões não podem acessar o local onde houve a retirada durante dias úteis. A atividade foi autorizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no domingo, dia 20 de novembro.

O UOL Confere atribui o selo distorcido para conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.