Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Alckmin não quer acabar com Bolsa Família, mas excluir do teto de gastos

25.nov.2022 - Publicações falsas que circulam nas redes sociais usam um vídeo editado da fala do ex-governador de São Paulo, em que ele apresenta a minuta da PEC da Transição - Arte/UOL sobre Reprodução/Whatsapp
25.nov.2022 - Publicações falsas que circulam nas redes sociais usam um vídeo editado da fala do ex-governador de São Paulo, em que ele apresenta a minuta da PEC da Transição Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Whatsapp

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 17h09

É falso que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição, tenha afirmado que pretende excluir o Bolsa Família, com o objetivo de acabar com o auxílio.

Publicações falsas que circulam nas redes sociais usam um vídeo editado da fala do ex-governador de São Paulo, em que ele apresenta a minuta da PEC da Transição. Na verdade, ele fala em excluir o Bolsa Família do teto de gastos de forma permanente.

O que diz o post. O vídeo mostra apenas o seguinte trecho do discurso do vice-presidente eleito: "Nós trouxemos uma proposta, que não tem prazo, ela tem um princípio, que é a exclusão do Bolsa Família. Cabe ao Senado e à Câmara discutir".

A legenda do vídeo afirma: "[o Auxílio Brasil] era 600 reais, caiu para 400 reais e agora será excluído". E, abaixo do vídeo: "Acabou o Bolsa Família. E agora, PTzada, estão felizes?".

Vídeo original. A fala usada no post começa no minuto 6:37 do vídeo. Alckmin disse que havia entregado ao Congresso uma proposta de PEC que prevê a exclusão do Bolsa Família do teto de gastos de forma permanente. O texto segue, desde o dia 16 de novembro, em discussão no Legislativo.

"Entregamos uma proposta para que o Legislativo Federal, Câmara e Senado possam analisá-las. (...) Em resumo, o que que ela faz? Ela retira do teto o Bolsa Família. O Bolsa Família, os seiscentos reais, os cento e cinquenta reais por criança com menos de seis anos de idade. É o cuidado com o social, combater a fome e é erradicar a pobreza e atender as crianças. (...) Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo. Ela tem um princípio que é a exclusão do Bolsa Família [do teto de gastos]. Ponto. Cabe ao Senado e à Câmara discutir", afirmou.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.