Tarcísio não falou em guerra entre países vizinhos por prisão de Lula
É falso o áudio atribuído ao governador de São Paulo que circula nas redes sociais desde o último dia 11, em que o autor da gravação faz a seguinte declaração: "A gente tá falando de uma guerra onde países vizinhos vão tentar impedir que um ladrão [uma montagem de Lula atrás das grades aparece no vídeo] vá pra cadeia".
Procurada pelo UOL Confere, a assessoria de comunicação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou que o áudio é falso.
No vídeo que acompanha o áudio, é inserido o seguinte texto: "Preste bem atenção áudio de TARCÍSIO. muito coerente e explicando o que está acontecendo. Pessoal repassem esse áudio e comece (sic) a seguir para atualizações".
A pedido do UOL Confere, o cientista forense Maurício de Cunto analisou o áudio compartilhado nas redes sociais e confirmou que se trata de uma gravação falsa.
Apesar desta voz ser parecida, não é do Tarcísio. Foram levados em conta vários aspectos linguísticos, como fonologia, regionalidade, vocabulário, prosódia, ritmo, pausas de respiração e fonética, como também análise de comportamento humano"
O autor da mentira também diz na gravação:
- "Eu sei que muita gente tá desolada achando que nada vai acontecer, que as Forças Armadas estão paradas. Nada disso, amigo. Está tudo acontecendo";
- "Uma guerra de verdade, com helicópteros, aviões, tanques, com soldados - e olha que muitos reservistas foram chamados -, essa coisa toda não é uma coisa simples, não";
- "Quando você tiver com falta de paciência, tente entender que você não conhece a guerra de verdade. Vocês, às vezes, conhecem a guerra de videogame, aonde você ver ali um atirando no outro, e você também pode conhecer através de telejornais, de outros países. Agora, no Brasil, não";
- "Por isso as Forças Armadas não podem agir à nossa vontade, mas, sim, deles, porque eles estão na fronteira agora, organizando isso";
- "A esquerda vai promover muito vandalismo, quebradeira, muita briga pra colocar na nossa conta, dos conservadores. Tomem cuidado, fiquem atentos".
Compartilhada no Facebook no dia 11 de janeiro, a publicação falsa já conta com 150 mil visualizações, 5 mil curtidas e 94 comentários. O conteúdo também foi checado pela Reuters Fack Check.
Áudio falso. Não é a primeira vez que Tarcísio de Freitas é alvo de áudios falsos compartilhados nas redes sociais. Em 30 de novembro do ano passado, o UOL Confere noticiou que uma gravação atribuída ao governador dizia que o ex-ministro da Infraestrutura convoca protestos golpistas em frente a quartéis.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.