Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Papa Francisco não anunciou que Bíblia será substituída por novo livro

26.jan.2023 - Mentira já havia circulado há alguns anos - Arte/UOL sobre Reprodução
26.jan.2023 - Mentira já havia circulado há alguns anos Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

26/01/2023 16h12Atualizada em 26/01/2023 16h12

É falsa a informação que voltou a circular nos últimos dias pelo Whatsapp de que o papa Francisco anunciou a substituição da Bíblia por um novo livro.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva. O pedido de checagem foi enviado pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem?

  • O texto afirma que o papa Francisco surpreendeu o mundo "hoje" (sem especificar qualquer data) ao anunciar que a Bíblia está "totalmente desatualizada", precisando de "uma mudança radical";
  • A mensagem anuncia que um suposto cancelamento oficial da Bíblia e "uma reunião com grandes personalidades onde será decidido o livro que a substituirá, bem como o nome e o conteúdo";
  • Já haveria supostos nomes em estudo, sendo "Biblia 2000" o mais cotado;
  • "Não podemos continuar a tentar falar com o nosso público num mundo completamente novo com um livro antigo de vários milhares de anos. Estamos perdendo discípulos e temos que buscar modernizar a igreja, reescrever a Palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, no qual há certas passagens que é melhor não se repetir", teria dito o papa.

O site oficial para notícias do Vaticano em português compartilhou nas redes sociais, no último dia 20, uma imagem em que desmente a afirmação. "Papa não vai acabar com a Bíblia. Circula na internet falso discurso do Papa Francisco sobre fim da Bíblia", diz o texto.

Mentira antiga. Essa afirmação falsa sobre o papa Francisco já havia circulado na internet há alguns anos após a publicação em um site humorístico em inglês. "Não é real, mas é tão engraçado", diz o slogan do portal.

A informação falsa já havia sido checada por Boatos.org, AFP Checamos, Lupa e Aos Fatos.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.