Erros e acertos dos discursos de Lula no 1º mês de governo
O governo Lula chegou ao fim do primeiro mês de mandato, e o UOL Confere compilou checagens de cinco discursos do presidente. Confira abaixo:
Discurso da posse no Congresso Nacional - 1º de janeiro
Em diálogo com os 27 governadores, vamos definir prioridades para retomar obras irresponsavelmente paralisadas, que são mais de 14 mil no país.
Exagerado. O dado citado pelo presidente é referente a um relatório divulgado pelo TCU em 2019, que apontou que havia mais de 14 mil obras paralisadas no país (veja aqui). Dados mais recentes, de agosto de 2022, no entanto, indicam que o número de obras paralisadas é de 8.674 (veja aqui).
Discurso de posse no Palácio do Planalto - 1º de janeiro
É inadmissível que os 5% mais ricos deste país detenham a mesma fatia de renda que os demais 95% de pessoas. Que seis bilionários brasileiros tenham uma riqueza equivalente ao patrimônio dos cem milhões mais pobres do país. Que um trabalhador ou uma trabalhadora que ganha um salário mínimo mensal leve 19 anos para receber o equivalente ao que um super-rico recebe em um único mês.
Verdadeiro. Os dados citados pelo presidente fazem parte do relatório "A distância que nos une", da Oxfam Brasil, lançado em setembro em 2017 (veja aqui). Segundo o relatório, "os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda dos demais 95%". Em 2017, os seis maiores bilionários do país possuíam riqueza equivalente à da metade mais pobre da população. O documento diz ainda que "uma mulher trabalhadora que ganha um salário mínimo mensal levará 19 anos para receber o equivalente que um super-rico recebe em um único mês". Segundo a Oxfam Brasil, uma versão atualizada do relatório está em produção e vai ser divulgada este ano.
Em nossos governos, o Brasil conciliou o crescimento econômico recorde com a maior inclusão social da história e se tornou a sexta maior economia do mundo, ao mesmo tempo em que 36 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da extrema pobreza, geramos mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada e todos os direitos assegurados.
Sexta maior economia: verdadeiro. Em 2011, o Brasil superou o Reino Unido e foi considerado a sexta maior economia do mundo (veja aqui). A projeção era da consultoria britânica CEBR (Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios), especializada em análises econômicas (leia aqui).
36 milhões fora da extrema pobreza: exagerado. Este número foi apresentado pelo governo Dilma em 2014, apoiado em dados do Ministério do Desenvolvimento Social, mas é questionável. O cálculo do governo levava em conta o número total de beneficiários em 2011, que estariam na miséria se não recebessem o auxílio. No entanto, o estudo "Programa Bolsa Família, uma década de inclusão e cidadania" elaborado pelo Ipea (veja aqui e aqui) indica que, de 2002 a 2012, o número de pessoas em situação de miséria caiu de 14,9 milhões para 6,5 milhões, uma redução de 8,4 milhões.
Mais de 20 milhões de empregos: exagerado. De acordo com o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) elaborado pelo Ministério do Trabalho e divulgado em novembro de 2021, no ano de 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez, o número de empregos formais era de 28.683.913 (28 milhões). Em 2015, último ano completo da petista Dilma Rousseff na presidência, o número de empregos formais era de 48.060.807 (48 milhões). Nesse período, portanto, o número de empregos formais a mais foi de 19.376.894 (19 milhões), e não 22 milhões.
Reunião ministerial - 6 de janeiro
Porque nós temos 4.000 obras na área da educação paralisadas.
Impreciso. O número citado pelo presidente é arredondado. O número exato de obras paralisadas na área de educação é 3.993, de acordo com o painel do TCU (veja aqui).
Pronunciamento do dia 8 de janeiro
Nós sabemos que, no Brasil, tem muitas cidades que estão com problemas de chuva, de destruição de estradas, e, lamentavelmente, o genocida que deixou o poder deixou apenas R$ 25 mil para que a gente pudesse cuidar de desastres.
Verdadeiro. O valor destinado a "apoio a obras emergenciais de mitigação para redução de desastres" do Ministério do Desenvolvimento Regional no PLOA 2023 (Projeto de Lei Orçamentária Anual) apresentado pelo governo Bolsonaro foi de R$ 25 mil (veja aqui).
Discurso em agenda com centrais sindicais - 18 de janeiro
Eu lembro que, quando eu estava na presidência, 95% dos acordos salariais feito pelas categorias organizadas era com aumento real acima da inflação, esse ano me parece que nem 17% fez acordo ganhando alguma coisa acima da inflação.
Falso. Segundo o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2010, do Dieese (aqui), o percentual de acordos acima de inflação variou de 18,8% em 2003, primeiro ano de mandato de Lula, a 88,7% em 2010, último ano de seu segundo mandato. Já sobre as negociações de dezembro de 2022 encerradas até 11 de janeiro de 2023, segundo o Dieese, 81,2% das negociações analisadas conseguiram reajustes acima da inflação medida pelo INPC-IBGE (veja aqui).
Eu posso dizer para vocês, que se juntar desde a proclamação da República por Floriano Peixoto, sabe, até a minha eleição, se juntar todas as campanhas, não se gastou metade do que o genocida gastou na campanha para não deixar a gente voltar.
Falso. O presidente errou ao dizer que quem proclamou a República foi Floriano Peixoto. Na verdade, foi marechal Deodoro da Fonseca. Floriano o sucedeu. A informação foi corrigida no próprio site do Planalto na transcrição do discurso do presidente (veja aqui).
Checagens dos discursos da posse presidencial também foram publicadas por Lupa e Aos Fatos (aqui e aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.