Lula erra ao dizer que Floriano Peixoto proclamou a República no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) errou ao dizer, durante discurso em reunião com centrais sindicais no último dia 18, que a República foi proclamada no Brasil pelo marechal Floriano Peixoto.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
Eu posso dizer para vocês, que se juntar desde a proclamação da República por Floriano Peixoto, sabe? Até a minha eleição, se juntar todas as campanhas, não se gastou metade do que o genocida [em referência a Jair Bolsonaro] gastou na campanha para não deixar a gente voltar Lula, durante discurso com centrais sindicais
Na verdade, a República foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Ele assumiu a liderança dos republicanos no Exército e, em 15 de novembro de 1889, comandou as tropas que depuseram Dom Pedro II.
Floriano Peixoto sucedeu Deodoro da Fonseca e assumiu o poder em 1891. Os dois marechais formam o período conhecido como "República da Espada" (1889-1894).
Na transcrição do discurso publicada no site oficial, o próprio Palácio do Planalto corrigiu a declaração de Lula e sinalizou que a República foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.