É falso que médicos alemães tenham descoberto que coronavírus é bactéria
Uma mensagem que circula pelo WhatsApp elenca uma série de mentiras sobre o novo coronavírus e a covid-19, entre elas, a falsa informação de que médicos alemães descobriram que o coronavírus é uma bactéria.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.
A mesma mentira já circula desde novembro de 2020, quando foi rebatida pelo g1 (leia aqui). O texto é uma nova versão de outra desinformação já desmentida pelo projeto Comprova em julho de 2020 (leia aqui), que dizia falsamente que médicos italianos tinham descoberto que o coronavírus não causa pneumonia e que o tratamento pode ser feito em casa mesmo em casos graves.
A mensagem traz indícios comuns de que é uma informação falsa: não tem data, nem autor; não apresenta estudos de referência, nem o nome de qualquer médico que ateste o que diz o texto e vai contra todos os pressupostos referendados pela comunidade científica até o momento. Além disso, cria um senso de urgência para sua disseminação.
O que diz a mensagem falsa?
Os médicos alemães não obedeceram à lei de saúde global da OMS, que exige fortemente não fazer autópsias em mortes por coronavírus."
A OMS não faz exigências ou proibições, mas recomenda diretrizes aos países. Segundo a entidade, apenas os pulmões podem ser contagiosos se não forem manuseados adequadamente durante uma autópsia. Caso contrário, os corpos dos mortos pela covid-19 não transmitem a doença. A OMS não só não proíbe como lista uma série de recomendações a serem adotadas nas autópsias.
Descobriram que [o coronavírus] NÃO é um VÍRUS, mas uma BACTÉRIA que causa a morte."
A mensagem não apresenta qualquer indício que comprove que o coronavírus não é um vírus, como o próprio nome indica. As vacinas contra a covid-19, que evitaram quase 20 milhões de mortes pela doença só em 2021, foram todas desenvolvidas para o combate a um vírus.
A OMS define a covid-19 como uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (leia aqui). O vírus pertence a uma família que provoca infecções respiratórias em humanos e em animais chamada Coronaviridae (veja aqui). O nome da covid-19 já indica que se trata de um vírus, segundo a OMS: 'CO' significa corona, 'VI' significa vírus e 'D', doença.
A Alemanha derrota a chamada Covid-19, que nada mais é do que "Coagulação Intravascular Generalizada" (trombose)."
Os coronavírus, em geral, costumam causar doenças respiratórias semelhantes a um resfriado. No caso do novo coronavírus, porém, os sintomas das formas mais graves da doença ainda são objeto de estudo.
"Dizer que a covid-19 é uma trombose é uma simplificação absolutamente incorreta", afirmou ao Projeto Comprova o Dr. Erich Vinícius de Paula, coordenador de hemostasia e trombose da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular).
Segundo o médico, a covid-19 é "uma doença complexa, infecciosa, que envolve uma resposta do sistema imune que atinge todo o corpo" e as complicações podem incluir tromboses. No entanto, afirma o médico, "tromboses são complicações de quase todas as doenças infecciosas".
E a forma de lidar com isso, ou seja, seu tratamento, são "antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes". Primeiro de tudo, ASPIRINA."
Em relatório da OMS de janeiro de 2023 sobre remédios contra a covid-19, não há menção ao ácido acetilsalicílico, comercializado como Aspirina. Tampouco há menção a qualquer antibiótico, anti-inflamatório ou anticoagulante no documento (veja aqui).
Dos seis medicamentos aprovados pela Anvisa para tratamento da covid-19 há:
- Antivirais;
- Anticorpos monoclonais (cópias de anticorpos produzidas em laboratório);
- Inibidor seletivo e reversível de enzimas (age na inflamação e função imunológica de pacientes já hospitalizados).
É uma bactéria... que, amplificada pela radiação eletromagnética 5G, causa inflamação e hipóxia."
Os vírus não podem viajar em ondas de rádio nem redes móveis, segundo a Opas (Organização Panamericana de Saúde) (veja aqui). Inclusive há muitos países que não possuem redes móveis 5G e que registraram casos do novo coronavírus. A transmissão da covid-19 acontece pelo contato direto com pessoas infectadas (que expulsam gotículas ao tossir, espirrar e falar).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.