É falso que prefeito petista fechou poço construído por Bolsonaro no NE
É falso que um prefeito petista removeu bomba d'água de um poço perfurado pelo Exército no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e, ao ser confrontado por um protesto da população, deu tiros para o alto, como diz um vídeo que circula nas redes sociais.
A gravação, na verdade, mostra um policial civil de Pernambuco prendendo o ex-vereador Domingos de Cristália na cidade de Petrolina durante manifestações contra a falta de água no distrito de Izacolândia em setembro de 2022. O vídeo original foi compartilhado no perfil do próprio Cristália (veja aqui).
A legenda do vídeo falso diz: "Enquanto isso no Nordeste o Comunismo atenta contra o Nordestino tirando a água e poço que o Bolsonaro construiu., mas são as escolhas e suas consequências. Cadê o consórcio de Mídia, sumiu".
Na gravação, o narrador afirma que "um prefeito petista trancou o poço perfurado pelo Exército e a população foi em cima dele" e que o prefeito "ficou bravo, arrastou uma pistola, saltando no povo e atirando pra cima".
O prefeito de Petrolina não aparece no vídeo. No cargo desde março de 2022, o prefeito da cidade pernambucana é Simão Durando (Democratas). Ele não aparece na gravação, nem é filiado ao PT.
Nas imagens é possível identificar que o carro do homem falsamente apontado como prefeito tem a placa de Petrolina e um adesivo da Polícia Civil na lataria.
Uma busca reversa pelo vídeo no aplicativo InVid mostra o material em outro contexto. Uma publicação no Facebook do blog local informa na legenda: "Ex-vereador de Petrolina Domingos de Cristália recebeu ordem de prisão nesta segunda-feira (26), durante ato de protesto por água em Izacolandia" (veja aqui).
Um vídeo do Instagram de outro blog, especializado em notícias de Pernambuco e da Bahia, mostra a mesma cena de outro ângulo, em que aparece o policial fardado (veja aqui).
Os dois blogs informaram que a Polícia Civil foi acionada para dispersar os protestos e que Domingos de Cristália acabou detido e levado à delegacia.
Em nota ao UOL Confere, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o episódio realmente aconteceu em Izacolândia, durante um protesto popular no ano passado. Uma pessoa foi encaminhada à delegacia, mas não houve confronto entre policiais e manifestantes.
Viralização. Publicado em 31 de janeiro no Facebook, o vídeo teve, até esta segunda-feira (13), 12 mil compartilhamentos, 11 mil reações e 5,6 mil comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.