É falsa notícia sobre projeto de lei que cria batalhão LGBTQIA+ no Exército
É falso que um Projeto de Lei, de número 2588/2023, supostamente criaria uma unidade especial de batalhão logístico LGBTQIA+ no Exército. O suposto projeto de lei não existe, e a notícia não foi publicada pelo portal g1. O design do site é imitado na montagem.
O que diz a imagem falsa?
O título falso da montagem afirma: "Projeto de lei 2588/2023 para que exército crie uma unidade especial de batalhão logístico LGBT+". O subtítulo da notícia falsa diz ainda que "divisão especial de comando LGBT seria a primeira força auxiliar militar reconhecida oficialmente".
Não há registro dessa notícia publicada pelo g1 (veja aqui) —a data falsa é de 09/02/2023. Além disso, o projeto de lei citado não existe nem na Câmara (veja aqui), nem no Senado (veja aqui). Não há resultados nem para a busca pelo número do projeto, nem na busca pelo termo Exército.
Um conteúdo similar foi checado pelo UOL Confere. Outra imagem falsa que imitava o site do g1 anunciava que os estacionamentos teriam que reservar vagas prioritárias para pessoas LGBTQIA+, o que é falso (leia aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.