Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falsa notícia sobre projeto de lei que cria batalhão LGBTQIA+ no Exército

13.fev.2023  - Não existe PL com este número nem na Câmara, nem no Senado - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
13.fev.2023 - Não existe PL com este número nem na Câmara, nem no Senado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/02/2023 18h01

É falso que um Projeto de Lei, de número 2588/2023, supostamente criaria uma unidade especial de batalhão logístico LGBTQIA+ no Exército. O suposto projeto de lei não existe, e a notícia não foi publicada pelo portal g1. O design do site é imitado na montagem.

O que diz a imagem falsa?

O título falso da montagem afirma: "Projeto de lei 2588/2023 para que exército crie uma unidade especial de batalhão logístico LGBT+". O subtítulo da notícia falsa diz ainda que "divisão especial de comando LGBT seria a primeira força auxiliar militar reconhecida oficialmente".

Não há registro dessa notícia publicada pelo g1 (veja aqui) —a data falsa é de 09/02/2023. Além disso, o projeto de lei citado não existe nem na Câmara (veja aqui), nem no Senado (veja aqui). Não há resultados nem para a busca pelo número do projeto, nem na busca pelo termo Exército.

Um conteúdo similar foi checado pelo UOL Confere. Outra imagem falsa que imitava o site do g1 anunciava que os estacionamentos teriam que reservar vagas prioritárias para pessoas LGBTQIA+, o que é falso (leia aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.