É falso que Lula tenha relativizado aumento de preço da conta de luz
É montagem a suposta imagem de uma notícia do g1 com o título: "Lula diz que se houver aumento na conta de luz não fará diferença (sic) brasileiro tem que estar é na rua trabalhando".
O site não publicou nenhuma matéria com o título. Também não há um repórter chamado Marcelo Mota na equipe do portal, ao contrário do que indica a informação falsa.
A fala supostamente dita por Lula também não foi publicada em matérias no UOL, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo ou no jornal O Globo. O UOL Confere utilizou a busca avançada no Google restringindo a pesquisa da suposta declaração a estes sites.
Na imagem falsa, há também a tarja vermelha da editoria de política do g1, a data da suposta publicação —10 de fevereiro— e o subtítulo: "Lugar de brasileiro é na rua procurando emprego e não em casa vendo televisão e gastando energia elétrica".
No dia 10, o único conteúdo publicado no g1 sobre conta de luz foi de um possível aumento no Rio Grande do Sul, mas nada que mencionasse Lula.
A parte inferior da desinformação traz uma foto de Lula sobreposta pela seguinte declaração: "temos uma classe média que ostenta". A imagem original foi veiculada no Portal Uai, como indica logo visível no canto superior direito da foto.
O presidente realmente deu a declaração, mas em abril de 2022, em evento da Fundação Perseu Abramo, como reportado pelo UOL na época (veja aqui). "Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que não tem na Europa, que não tem em muitos lugares", afirmou Lula.
A publicação também foi checada pela Agência Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.