É falso aviso da PM sobre sequestro em que crianças e idosos atraem vítima
Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem um falso cartaz da PM-SP com um suposto alerta de novo tipo de sequestro na cidade de São Paulo, em que crianças e idosos são usados para atrair as vítimas.
O boato começou a circular em março de 2022, e foi desmentido pela própria PM-SP na época. Uma imagem falsa simula um comunicado da corporação. O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
Com o título "Nota de aviso para a população", o cartaz falso afirma: "Se encontrarem uma criança chorando, ou um idoso, em qualquer lugar dizendo que está perdido, que tem o endereço nas mãos, mas não sabe ir para casa, e pedir para você levar até o endereço citado não leve! Solicite imediatamente uma viatura policial para que esta faça a entrega da criança no endereço fornecido. Nunca siga até o endereço indicado! Este é um método de sequestro em que você leva a pessoa ao endereço dado e lá estão os marginais para tomar seu carro e sequestrá-lo, levando para o cativeiro ou para sacar dinheiro em caixas eletrônicos."
A PM informa que orientações à população são divulgadas nos canais oficiais de comunicação (site oficial, Twitter, Instagram, Facebook, Blog e YouTube). Quem se sente em risco ou presencia situações criminosas, pode ligar para o 190 ou acionar a viatura mais próxima. O UOL Confere entrou em contato novamente com a PM-SP, que confirmou que a publicação não é oficial e não foi divulgada pelo órgão.
Repercussão. Uma publicação no Facebook do dia 10 de fevereiro teve 17.800 visualizações e 280 compartilhamentos até a tarde de hoje.
O mesmo conteúdo já foi checado por G1 e Agência Lupa.
Sugestões de checagem podem ser enviadas também para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.