PT não pediu que STF retirasse CNH e passaporte de inadimplentes
É falso que foi tomada a pedido do PT a decisão do STF de apreender CNH e passaporte de endividados inadimplentes, como afirmam erroneamente publicações nas redes sociais.
As postagens compartilham uma matéria do Terra Brasil Notícias com o título: "A pedido do PT, STF decide que quem não quitar dívidas não poderá mais dirigir e nem sair do país". Abaixo, em letras grandes, se lê: "Bem-vindo ao inferno".
A chamada distorce a decisão tomada pelo STF no último dia 9. A Corte decidiu que é constitucional tomar medidas coercitivas para assegurar o cumprimento de ordem judicial. Entre as medidas, estão a apreensão de CNH e de passaporte, a suspensão do direito de dirigir e a proibição de participação em concurso e licitação pública (veja aqui).
O PT entrou, na verdade, com uma ação que ia no sentido contrário ao da decisão e questionava o inciso IV do artigo 139. O texto afirma que o juiz pode tomar medidas coercitivas para assegurar o cumprimento de uma ordem judicial.
A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n° 5941, aberta pelo partido, contestava práticas previstas no Código de Processo Civil argumentando que seriam "incompatíveis com direitos fundamentais".
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.