Governo da Bahia não criou mascote trans 'Zé Gatinha'
É falso que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tenha apresentado uma mascote trans chamada Zé Gatinha para a campanha de vacinação no estado. A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem.
A checagem foi sugerida por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O conteúdo falso imita o layout e a assinatura do portal de notícias g1 com o seguinte texto: "Zé Gatinha, governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIA+. A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)".
A imagem que acompanha o texto é uma montagem de uma foto do governador Jerônimo Rodrigues do dia 10 de fevereiro durante o mutirão de serviços de saúde Feira Saúde Mais Perto (veja a foto original aqui). Além disso, não há nenhum registro de conteúdo sobre a mascote no g1 (aqui).
A desinformação foi desmentida pelo governo da Bahia (aqui).
Maria Gotinha
A nova mascote apresentada pelo governo baiano para a campanha de vacinação foi, na verdade, a Maria Gotinha, versão feminina e preta do Zé Gotinha. A mascote aparece em fotos do lançamento do Programa Vacina Bahia, que aconteceu no dia 28 de fevereiro. As imagens do evento estão no site do governo (veja aqui), no Instagram do governador, Jerônimo Rodrigues (aqui), e também no perfil da Secretaria de Saúde (aqui).
Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.