Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de Lula xingado em estádio é antigo e petista não estava presente

9.mar.2023 - Gravação é do ano passado e o petista não estava presente - Reprodução/Facebook
9.mar.2023 - Gravação é do ano passado e o petista não estava presente Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

09/03/2023 16h33Atualizada em 10/03/2023 14h47

É falso que o presidente Lula (PT) foi vaiado pela torcida do Vasco após ser levado ao estádio São Januário no mês passado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

O vídeo em que torcedores gritam "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" foi compartilhado nas redes sociais como se fosse atual, na verdade, foi gravado em outubro do ano passado. Lula e Paes não estavam presentes.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que diz a publicação? "Eduardo Paes levou o Lula ontem ao jogo do Vasco. Meu valoroso respeito a torcida vascaína, que recepcionou como devia esse b0nd1d0", diz a postagem, compartilhada no Facebook no último dia 1.

"A vida do L vai ser difícil. Ele será vaiado onde for. Ele é odiado. Brasileiro já não é bobo. Eduardo Paes levou o Lula ontem ao jogo do Vasco", escreveu outra usuária no Twitter, em publicação feita no dia 28 de fevereiro.

As publicações falsas sugerem que Lula foi vaiado no dia 27 de fevereiro, quando o Vasco jogou contra o Boa Vista-RJ, pelo Campeonato Carioca. Porém, nesse dia, o presidente não foi ao Rio de Janeiro, como mostra agenda oficial divulgada pela Presidência da República.

O vídeo também não é recente, foi gravado em 27 de outubro do ano passado, quando o Vasco jogou contra o Sampaio Corrêa, pela Série B do Campeonato Brasileiro. À época, a gravação também foi alvo de desinformação após publicações afirmarem que Lula e Eduardo Paes estavam no estádio.

As assessorias de imprensa dos dois políticos negaram ao Projeto Comprova, do qual o UOL Confere faz parte, que eles estivessem no local.

A publicação falsa no Facebook, compartilhada no último dia 1, registra 5.700 visualizações, 641 reações e 83 comentários. Já a postagem no Twitter, feita no dia 28 de fevereiro, tem 2.467 visualizações e 51 curtidas.

Sugestões de checagem podem ser enviadas pelo WhatsApp (11) 97684-6049 e pelo email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.