Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que participantes do Enem confundiram Libras com o signo de libra

10.mar.2023 - Informação, na verdade, é fruto de um texto humorístico do site Sensacionalista - Reprodução/Facebook
10.mar.2023 - Informação, na verdade, é fruto de um texto humorístico do site Sensacionalista Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

10/03/2023 14h35Atualizada em 10/03/2023 17h30

É falsa a informação que voltou a circular nas redes sociais nos últimos dias de que candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teriam confundido a Libras (Língua Brasileira de Sinais) com o signo de libra durante a redação da prova.

Essas publicações falsas se baseiam em um texto satírico publicado pelo site de humor Sensacionalista em 2017, quando o tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que diz a publicação? "Signo de libra foi citado em pelo menos 3 milhões de redações. ENEM: Redação pedia que candidato falasse sobre Libras, e metade falou de astrologia", diz o texto da montagem, compartilhada no Facebook e Instagram. O texto original foi publicado nas redes sociais pelo humorístico Sensacionalista em 6 de novembro de 2017 (veja aqui). Hoje, ao clicar no link compartilhado pelo site à época (veja aqui), o usuário é direcionado a uma página genérica, com os canais oficiais do Sensacionalista, sem referência ao texto sobre o Enem.

Tema da redação. A prova mais recente do Enem foi aplicada em novembro do ano passado. O tema da redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

A publicação falsa no Facebook, compartilhada na terça-feira (7), registra 1,5 mil reações, 467 compartilhamentos e 120 comentários. Já a postagem no Instagram, feita no último dia 4, tem 1,1 mil curtidas e 115 comentários.

Este conteúdo também foi checado pela Reuters Fact Check e já havia sido desmentido por Aos Fatos em 2021.

Pedidos de checagem podem ser enviados por meio do WhatsApp (11) 97684-6049 e pelo email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.