Mensagem falsa diz que Brasil recebeu arroz contaminado do Paquistão
Não é verdade que um carregamento de arroz vindo do Paquistão chegou ao Brasil contaminado, ao contrário do que afirma uma mensagem falsa que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem. O Ministério da Agricultura nega a informação. A desinformação circula desde 2018 e já foi desmentida no Brasil e em outros países.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem falsa. "Um amigo que trabalha na alfândega me disse que chegou um carregamento de arroz e que não passou no regulamento de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e o árabe pagou e subornou para conseguir a mercadoria e já distribuíram. O arroz se chama "Dana" e a embalagem é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, está muito contaminado... Compartilhe essa informação! com sua família e outras pessoas. Esse arroz é vendido por lojas".
O rumor circula na internet desde 2018 (veja aqui). A informação falsa também foi reproduzida e desmentida por agências de checagens ou órgãos do governo fora do Brasil, como Colômbia (veja aqui), El Salvador (veja aqui) e Espanha (veja aqui).
Procurado, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que "nunca foram observadas [no arroz] contaminações que pudessem trazer qualquer risco ao consumidor. Anualmente são coletadas amostras de produtos para análises de contaminantes químicos ou biológicos que possam trazer risco à saúde."
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.