Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Mensagem falsa diz que Brasil recebeu arroz contaminado do Paquistão

13.mar.2023 - Mensagem falsa sobre carregamento de arroz contaminado do Paquistão circula desde 2018 e já foi desmentida em vários países - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp
13.mar.2023 - Mensagem falsa sobre carregamento de arroz contaminado do Paquistão circula desde 2018 e já foi desmentida em vários países Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp

Milka Moura

Colaboração para o UOL, em Natal

13/03/2023 19h39

Não é verdade que um carregamento de arroz vindo do Paquistão chegou ao Brasil contaminado, ao contrário do que afirma uma mensagem falsa que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem. O Ministério da Agricultura nega a informação. A desinformação circula desde 2018 e já foi desmentida no Brasil e em outros países.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem falsa. "Um amigo que trabalha na alfândega me disse que chegou um carregamento de arroz e que não passou no regulamento de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e o árabe pagou e subornou para conseguir a mercadoria e já distribuíram. O arroz se chama "Dana" e a embalagem é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, está muito contaminado... Compartilhe essa informação! com sua família e outras pessoas. Esse arroz é vendido por lojas".

O rumor circula na internet desde 2018 (veja aqui). A informação falsa também foi reproduzida e desmentida por agências de checagens ou órgãos do governo fora do Brasil, como Colômbia (veja aqui), El Salvador (veja aqui) e Espanha (veja aqui).

Procurado, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que "nunca foram observadas [no arroz] contaminações que pudessem trazer qualquer risco ao consumidor. Anualmente são coletadas amostras de produtos para análises de contaminantes químicos ou biológicos que possam trazer risco à saúde."

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.