Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que vacina contra covid libere fibrina na corrente sanguínea

27.mar.2023 - Em nota, a Anvisa informou que "não há indicação de que a vacina provoque a liberação de fibrinas no organismo" - Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok
27.mar.2023 - Em nota, a Anvisa informou que 'não há indicação de que a vacina provoque a liberação de fibrinas no organismo' Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok
Letícia Mutchnik e Gabriela Meireles

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

27/03/2023 15h23

A vacina contra a covid-19 não libera fibrina na corrente sanguínea do imunizado, como diz vídeo falso que circula nas redes sociais. A Anvisa desmentiu a alegação. Também não foram encontradas pesquisas científicas que comprovem a afirmação.

O que diz a publicação

  • Um vídeo viral, compartilhado no Facebook, mostra uma mulher anônima que faz um desabafo sobre sua condição médica;
  • Na gravação ela diz: "Quem tomou a vacina vai ter que se tratar pelo resto da vida".
  • No restante do vídeo ela explica que identificou várias fibrinas em seu sangue, usando um microscópio;
  • Segundo ela: "A vacina [contra a covid-19], a proteína spike, ela libera na corrente sanguínea várias fibrinas, por isso que muita gente vem a óbito [depois da imunização]. Muita gente dá problema no coração, infarto do miocárdio. Várias outras doenças também vêm se desenvolvendo devido a essa quantidade de fibrina";
  • Sobre a sua imagem no vídeo está a frase: "Olha o tamanho da merda".

Viralização. Publicado em 3 de fevereiro no TikTok, o vídeo somava mais de 48,4 mil curtidas, 4,6 mil comentários e 55,6 mil compartilhamentos na manhã de hoje.

Por que o post é falso?

  • Em nota, a Anvisa informou que "não há indicação de que a vacina provoque a liberação de fibrinas no organismo" e que "os dados de monitoramento e estudos indicam que as vacinas são seguras e efetivas".
  • Reportagem do UOL já desmentiu que as vacinas sejam inseguras para o coração (aqui). E que, "inclusive do ponto de vista do sistema cardiovascular, superam de longe qualquer efeito adverso".
  • Todas as bulas das vacinas em uso no Brasil estão disponíveis para consulta no site da Anvisa (aqui). Não há menção da fibrina em nenhuma das composições nem nos efeitos colaterais do imunizante.
  • A visualização de fibrinas no sangue requer microscópios especiais, manipulados por profissionais da área.

O que é fibrina?

  • A fibrina é um tipo de proteína natural do corpo humano, que atua no processo de coagulação.
  • Quando acontece alguma lesão ou hemorragia, a fibrina atua como uma espécie de malha de proteína, a fim de controlar a perda de sangue e reparar aquela ferida.

Sem os mecanismos envolvidos na cascata de coagulação, os seres vivos com sangue não teriam os sangramentos ou hemorragias interrompidos. Isso não significa que a vacina cause esse tipo de reação em todo o corpo."
Anvisa ao UOL Confere

A proteína spike

  • A proteína spike não tem relação com a fibrina. Ela é utilizada pelo vírus SARS-CoV-2 para infectar as células humanas.
  • Parte dessa proteína spike é utilizada na formulação de vacinas. O objetivo é gerar uma resposta imunológica do corpo àquele corpo estranho (aqui).
  • A proteína é usada nas vacinas de RNA mensageiro, como a da Moderna.

A circulação de publicações falsas sobre vacinas aumentou após o anúncio da vacinação contra covid-19 com a bivalente. As doses começaram a ser aplicadas em fevereiro nos grupos prioritários, seguindo o Programa Nacional de Vacinação de 2023 (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

O mesmo conteúdo já foi desmentido pelo Estadão Verifica, Fato ou Fake, Aos Fatos e Lupa em 2021.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.