Lula não anunciou cancelamento de anistia do Fies
É falsa a imagem que imita o layout do portal de notícias do Grupo Globo com a informação de que o governo Lula teria suspendido a anistia de estudantes inadimplentes do Fies.
O pedido de checagem foi enviado pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a publicação mentirosa?
Falsa captura de tela imita layout do g1. "Lula cancela anistia do Fies", diz o título da suposta matéria. O subtítulo falso diz: "Cobrança atingirá todos os estudantes e formados beneficiados durante governo Bolsonaro. Boletos retroativos começam a ser emitidos a partir da segunda quinzena de abril".
Por que é falso?
- O conteúdo não existe. Em uma busca no g1 por palavras-chaves do título falso é possível verificar que não há nenhuma publicação desse tipo (veja aqui). A assessoria de imprensa do Grupo Globo confirmou que o portal de notícias nunca publicou esse conteúdo.
- Ministério nega cancelamento. Em nota, o MEC afirma que a renegociação de dívidas do programa foi estabelecida por um cronograma, encerrado em 31 de dezembro de 2022 (veja aqui). "Portanto, não há que se falar em cancelamento, corte ou pagamento retroativo relacionado às renegociações de dívidas", diz a pasta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.