Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Coca-Cola não alterou fórmula para 'incluir RNA mensageiro'

17.abr.2023 - Fórmula da Coca-Cola não foi mudada - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
17.abr.2023 - Fórmula da Coca-Cola não foi mudada Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

17/04/2023 09h00

Bill Gates não comprou nem alterou a fórmula da Coca-Cola para incluir um RNA mensageiro. O empresário comprou ações da Heineken, que pertenciam à engarrafadora mexicana Coca-Cola Femsa. A empresa nega alteração na fórmula da bebida.

O UOL Confere recebeu o pedido de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

Em vídeo publicado no Instagram, uma mulher diz: "Bill Gates compra grande parte das ações da Coca-Cola e da Heineken. Cientistas que trabalhavam no laboratório da Coca-Cola dizem que a fórmula foi alterada. Essa notícia parece sensacionalismo, parece teoria da conspiração. Eu recebi essa informação e fui pesquisar a fundo pra ver se realmente é verdade.

Sobre a Femsa, ela afirma: "A intenção da empresa é inserir o RNA mensageiro nas bebidas e eles não fazem questão nenhuma de esconder isso, tanto que a propaganda da Coca-cola Femsa é 'um só DNA'. O que é a Coca-cola FEMSA? Fui pesquisar. A Femsa é a maior engarrafadora de Coca-Cola no mundo.

A mulher ainda cita uma teoria conspiratória: Pra quem não sabe, Bill Gates é uma peça fundamental da nova ordem mundial, um dos financiadores da vacina de RNA e nós sabemos que o objetivo da nova ordem mundial é a redução da população. O lado bom dessa notícia é que sabidamente a Coca-Cola faz muito mal pra nossa saúde, então ta aí um belo motivo para nós pararmos de ingerir esse produto".

Por que é falso?

Em fevereiro deste ano, Bill Gates comprou ações da Heineken. A engarrafadora Femsa havia se desfeito da sua participação na marca de cerveja holandesa no mesmo dia (veja aqui).

Coca-Cola desmentiu o boato. Em seu site oficial, a empresa nega a suposta alteração da fórmula da bebida para inclusão de vacinas de RNA (veja aqui):

Em relação aos vídeos que estão circulando nas redes sociais sobre uma suposta alteração da fórmula da Coca-Cola e sua associação com a Coca-Cola FEMSA Brasil, a companhia esclarece que utiliza o termo "DNA KOF" em sua comunicação interna, como forma de traduzir os valores e comportamentos que envolvem seus colaboradores. A Coca-Cola FEMSA Brasil reitera seu compromisso com a transparência e reforça que tais alegações são inverídicas. A Coca-Cola FEMSA Brasil reitera seu compromisso com a transparência e reforça que tais alegações são inverídicas", afirma a empresa.

A "Nova Ordem Mundial" citada pela mulher no vídeo é uma teoria conspiratória (veja aqui, aqui e aqui).

Além disso, vacinas não alteram o DNA (veja aqui, aqui e aqui).

Esse conteúdo também foi checado por Boatos.org e Fato ou Fake.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.