Lula não chamou eleitores de jumentos em evento no Nordeste
Lula não se referiu a apoiadores como "jumentos". Um vídeo recorta a fala do presidente, quando ainda era pré-candidato à presidência, e sugere que ele teria ofendido o público em evento em Fortaleza (CE).
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
O vídeo usa um trecho recortado do discurso de Lula em que ele diz claramente "eu não quero que o jumento seja abandonado, mas eu quero vocês andando de moto ou de carro";
Sobre o vídeo está escrito: "Aprendendo com Lula como ofender seus próprios eleitores" e "Jumento andando de moto ou de carro?".
O vídeo
A fala recortada é do discurso de Lula em 30 julho de 2022 em Fortaleza. Na ocasião, ele afirmou:
"Eu quero dizer uma coisa pra vocês. Eu estou voltando. Tô pedindo licença ao povo brasileiro e o apoio de todos vocês pra gente voltar, pra gente arrumar a casa, pra gente consertar a casa. Eu não quero que o jumento seja abandonado, mas eu quero vocês andando de moto ou de carro. Eu quero é que as pessoas evoluam na vida."
O discurso foi transmitido ao vivo. Está disponível no canal do PT no Youtube (veja aqui) e no site do Poder 360 (aqui e aqui). Veja abaixo a partir do minuto 20:09:
"O povo está trocando o jumentozinho por uma moto". Em 2010, durante agenda em Pernambuco, Lula se disse feliz por ver nordestinos trocarem jumentos por motos. A fala foi noticiada pela imprensa (veja aqui, aqui e aqui).
Viralização. Uma das replicações no TikTok tem 19,2 mil curtidas, 1173 comentários, 14 mil compartilhamentos.
O conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.