Vermelho em quartel de RO é a cor do batalhão e não referência comunista
Uma publicação que circula nas redes sociais distorce a razão pela qual a fachada do 17º Batalhão Logístico de Selva do Exército em Porto Velho (RO) foi pintada em tons de vermelho.
O vermelho, o amarelo e o cinza da nova entrada são as cores que representam a logística no Exército brasileiro, de acordo com uma lei de 1980.
O que diz o post?
"O Exército brasileiro agora está vermelho", diz a descrição do post.
Em vídeo, um narrador mostra a fachada do quartel de Porto Velho (RO) e diz: "Nosso Exército agora é vermelho. Um grande centrão vermelho, não tem mais verde e amarelo. Só falta a foice e o martelo". Ele afirma que, em breve, o local terá uma foto do Stalin e parabeniza quem fez o "L".
O homem também afirma que o portão está sendo pintado da mesma cor.
Por que é distorcido?
Vermelho é a cor do batalhão. A fachada do 17º Batalhão Logístico de Selva de fato foi pintada de vermelho, e também de amarelo e cinza, cores que representam a logística no Exército brasileiro, como diz nota emitida pelo comando. Não é, portanto, uma referência ao comunismo.
Fachada revitalizada. A pintura foi feita porque o batalhão de logística se mudou para o local antes ocupado pela 17º Brigada de Infantaria de Selva, cuja cor verde representava a Arma de Infantaria.
As cores de cada serviço do Exército são previstas em lei (aqui).
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Viralização. No Tik Tok, o vídeo teve 16 mil curtidas, mais de 3.500 comentários e 7.200 compartilhamentos até o dia 20 de abril.
O vídeo também foi checado por Aos Fatos e desmentido pela imprensa local (aqui).
Nas redes sociais, outras postagens relacionam a cor vermelha de unidades do Exército ao comunismo ou ao presidente Lula (PT), como verificado pela Agência Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.